Notícias

[Comissão de Sistema Prisional e Segurança Pública homenageia advogado Tilson Santana]

Comissão de Sistema Prisional e Segurança Pública homenageia advogado Tilson Santana

O advogado criminalista participou da reunião da Comissão exibida pelo Youtube da OAB-BA

A Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública da OAB-BA homenageou o advogado Tilson Ribeiro Santana, considerado um dos maiores criminalistas do estado da Bahia. A homenagem aconteceu na reunião da Comissão, transmitida ao vivo, na quinta-feira (9), pelo Youtube da OAB-BA, e contou com as presenças do próprio homenageado, além de grandes nomes do Direito baiano, como os advogados Marcos Melo, Jackson Azevedo e Fernando Santana. 

O presidente da Comissão, Marcos Melo, destacou que além de exímio jurista o Dr. Tilson é também uma excepcional figura humana. "Tive a honra de conhecer seu talento na tribuna do júri ainda quando estudante de Direito. Tilson Santana, além de grande advogado, é um amigo fiel e figura extraordinária", disse.

Ao longo das mais de duas horas de conversa, o Dr. Tilson relembrou casos icônicos que marcaram a sua longa carreira e compartilhou parte do conhecimento acumulado ao longo dos anos. Ele também ressaltou a importância da Universidade na sua vida e agradeceu às homenagens. "Não sei a que devo a vocês tamanha gentileza. Eu só agradeço a Deus por ter colocado vocês entre meus amigos. Meu coração hoje abre o seu salão de festa e abraça todos vocês". 

O Dr. Jackson Azevedo contou que conheceu Tilson Santana em um júri simulado, na Faculdadede de Direito da UFBA, onde Tilson, na época um jovem estudante, fez a defesa do réu. Aquele júri foi fundamental para Jackson Azevedo decidir seguir a carreira jurídica. Ele relembrou que Tilson começou a defesa invocando Alexandre, o Magno.

"Alexandre obstruía com um dedo um dos seus ouvidos enquanto ouvia a acusação. Quando indagado o motivo de assim proceder, disse que era porque destinava o outro ouvido à defesa para que só assim chegasse a um julgamento equilibrado e imparcial. A partir daí, consolidei a opção pelo Direito".

Relembrando as aulas de Apologética, o professor e advogado Fernando Santana homenageou Tilson Santana. "Você é alguém capaz de amar a humanidade. Foi assim que te conheci desde o começo até hoje. Você sempre foi não o relativo, que é humano, você sempre foi o absoluto", afirmou.