Prêmio OAB de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho

OAB - BA

Prêmio OAB de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho

Criado em homenagem ao advogado, jornalista e escritor Barbosa Lima Sobrinho e reativado pela Resolução N° 004/2022 do Conselho Pleno da OAB da Bahia, o Prêmio OAB de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho premiará os melhores trabalhos produzidos sobre temas relacionados aos Direitos Humanos, à Democracia e ao acesso a direitos, no período de 1º de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022. As inscrições começam no dia 20 de setembro e prosseguem até dia 20 de outubro15 de novembro (inscrições prorrogadas).

Confira a resolução com as regras do concurso:
Resolução N° 004/2022 - https://deoab.oab.org.br/pages/materia/485122?termo=

CATEGORIAS

1. Jornalismo em texto
2. Jornalismo em vídeo
3. Jornalismo em áudio
4. Fotojornalismo

INSCRIÇÕES

Como forma de uniformizar as inscrições para o Prêmio BLS, as inscrições devem ser requeridas na seguinte forma:

1 - Mediante envio de requerimento para o e-mail [email protected], com assunto INSCRIÇÃO PRÊMIO BARBOSA LIMA SOBRINHO, acompanhado do trabalho, em que estejam legíveis o nome do autor, cópia do registro profissional, nome do veículo de divulgação e data de sua publicação.

2 -  A inscrição poderá, também, ser realizada de forma física, no protocolo Geral da OAB, em 05 vias, endereçada ao Presidente da Comissão de Direitos Humanos com pedido de INSCRIÇÃO NO PRÊMIO BARBOSA LIMA SOBRINHO.

3 - Tratando-se de trabalho veiculado em emissora de televisão, o candidato deverá anexar ao requerimento o vídeo respectivo, acompanhada da reprodução escrita devidamente assinada, se a inscrição for pelo meio físico, a reprodução escrita deverá ser realizada em 05 vias assinadas. A entrega do vídeo, caso não seja possível encaminhar o arquivo do mesmo por e-mail, poderá ser via Wetransfer, enviando-se o link de download do arquivo junto com o pedido de inscrição, ou, caso a matéria em vídeo esteja publicada na internet e com livre acesso, mediante envio do link da respectiva matéria.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

Inscrições abertas entre 20/09/2022 e 20/10/2022.

COMISSÃO

A comissão Julgadora será composta por 03 (três) advogados indicados pela diretoria da OAB-BA e 02 (dois) jornalistas, sendo um indicado pelo SINJORBA – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia, e, outro, pela ABI – Associação Baiana de Imprensa.

JULGAMENTO

A comissão julgadora lavrará ata circunstanciada das reuniões que realizar e, no final emitirá sua decisão, devidamente fundamentada, contendo referência expressa e apreciação de cada um dos trabalhos avaliados bem como os motivos que determinaram as conclusões do colegiado.

Os trabalhos serão avaliados por categoria, procedendo-se à votação nominal pelos integrantes da comissão, e a conseqüente escolha dos 2 (dois) primeiros colocados com a indicação expressa da classificação obtida.

PREMIAÇÕES

O Prêmio OAB-BA de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho será conferido aos autores dos trabalhos colocados em 1º e 2º lugares, por categoria, sendo

Para o 1º lugar, diploma, medalha comemorativa do evento e um cheque no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
Para o 2º lugar, diploma, medalha comemorativa do evento e um cheque no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais).

As Medalhas conterão a efígie do jornalista “Barbosa Lima Sobrinho”, o nome do Prêmio e a data da premiação.

Os Diplomas serão assinados pela Presidente do Conselho Seccional da OAB-BA e pelo Presidente da Comissão Julgadora.

BARBOSA LIMA SOBRINHO

Político, advogado e jornalista pernambucano (22/1/1897). Como presidente da Associação Brasileira de Imprensa, é um dos mais importantes críticos do arbítrio e da corrupção no país durante o Regime Militar.

Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho nasce no Recife. Forma-se em direito na Faculdade do Recife em 1917 e trabalha como promotor e advogado. Muda-se para o Rio de Janeiro quatro anos mais tarde e torna-se redator do Jornal do Brasil, onde faz carreira.

É eleito deputado federal por Pernambuco em dois mandatos (1935-1937 e 1946-1948). Entre 1937 e 1945 ocupa o cargo de presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool e colabora na elaboração do Estatuto da Lavoura Canavieira.

Renuncia ao segundo mandato de deputado para assumir o governo de Pernambuco pelo Partido Social Democrático (PSD), em 1948. Um dos principais opositores do Regime Militar de 1964, candidata-se à Vice-Presidência da República em 1973 pelo MDB.

Em 1992 torna-se um dos líderes civis do movimento que resulta no impeachment do presidente Fernando Collor. Em 1997 lançaAntologia de Barbosa Lima Sobrinho, Cem Anos de Vida Lutando pelo Brasil, obra que reúne trechos de seus artigos, livros, conferências e discursos.

Ocupa várias vezes a presidência da Associação Brasileira de Imprensa no decorrer dos anos 70 e 80 sendo ainda membro da Academia Brasileira de Letras e Instituto dos Advogados Brasileiros e Instituto dos Advogados de São Paulo.