Notícias

120 anos da Comarca de Mundo Novo

Em 3 de dezembro de 1898, há exatos 120 anos, foi fundada, em sessão solene, a Comarca do município de Mundo Novo. 
Durante 120 anos essa Comarca do interior baiano presta à sociedade serviço jurisdicional que visa a garantia e preservação dos direitos fundamentais e busca por justiça, contando, para isso, com a passagem de inúmeros Juízes(as), Promotores(as), Servidores(as) e Advogados(as) que lá militaram e militam. Pessoas essas que estão gravadas nos 120 anos de história de nossa Comarca.
Porém, 120 após sua fundação, nossa Comarca é atingida por uma crise judiciário sem precedentes. Estamos há dois anos sem Juiz(a) titular; há três anos sem Promotor(a); déficit de servidores; e uma gama de cerca de 10.000 processos. Em suma, nossa aniversariante clama por socorro!
Temos o que comemorar? Sim, bastante. Assim como temos pelo que lutar, pois 120 anos de história são, e sempre serão, mais fortes do que qualquer crise que queira nos derrubar. 
E temos lutado com a OAB Subseção Jacobina e OAB da Bahia, realizando manifestação de rua, audiência pública, requerimentos ao Tribunal e pedido de providências ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Nosso amor pelo Direito, união, o compromisso de 120 anos com a justiça, atrelado à força de vontade que move todos que nela militam, nos ajudarão seguir em frente, fazendo mais 120 anos de história e exercício de justiça. Pois já dizia Ruy Barbosa na frase que marca a entrada do nosso fórum: "Aquele que não luta por seus direitos, não merece viver."
Parabéns Comarca de Mundo Novo! 120 anos de história e justiça.