Notícias

[

"A advocacia está no sangue e no coração", diz Sérgio Cafezeiro durante Jantar com o Mestre

Em mais uma edição do projeto, o desembargador falou sobre sua carreira, sua missão como desembargador pelo Quinto Constitucional e declarou seu amor à advocacia

Apaixonado pela advocacia. Foi assim que o desembargador Sérgio Cafezeiro descreveu seu sentimento pela profissão em mais uma edição do Jantar com o Mestre. Realizado no restaurante Sal e Brasa, na quinta-feira (03), o projeto é desenvolvido pela OAB Jovem com o objetivo de levar experiências de profissionais mais experientes para jovens advogados e advogadas em início de carreira.

O desembargador abriu sua apresentação dizendo que ainda é advogado. "Eu sou advogado. A minha formação é a advocacia. Por força de uma missão de Deus, estou cumprindo essa trajetória no Tribunal. Mas a advocacia está no sangue e no coração. Então não posso jamais esquecer que tudo começou aqui", declarou.

Ainda sobre a carreira, Cafezeiro disse que tudo que fez em sua vida foi com a advocacia. "Fui muito feliz na profissão e estou muito feliz no Tribunal, porque entrei lá pelo Quinto Constitucional. Eu não teria interesse nenhum em ser desembargador vindo da magistratura. Não que eu tenha nada contra a magistratura, mas meu sonho sempre foi me tornar desembargador para que pudesse retribuir aos advogados tudo que a advocacia me deu", explicou.

Também em sua apresentação, o desembargador falou sobre sua trajetória, com destaque para sua passagem pela OAB-BA. "Sou formado pela Universidade Católica. Advoguei 25 anos em Jequié, mas minha cachaça sempre foi Direito Público. A minha vida toda eu militei na OAB. Fui vice-presidente da subseção de Jequié. Depois, presidente e conselheiro estadual. E confesso que foi uma das experiências mais importantes da minha vida foi ser conselheiro, foi onde pude ajudar os colegas", detalhou.

Atento ao discurso de Cafezeiro, o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, descreveu sua satisfação em participar do evento ao lado do desembargador. "Hoje é um dia muito especial. Pudemos contar com a história de um grande advogado que, hoje, se tornou desembargador, e, por isso, temos que agradecer. Quero lhe agradecer, Sérgio, porque você é como se fosse o advogado da OAB no Tribunal. Não tem um advogado que tenha encontrado sua porta fechada no Tribunal. Isso é um exemplo", parabenizou. 

Sobre a missão do projeto, a presidente da OAB Jovem, Sarah Barros, disse que o Jantar com o Mestre é um momento importante de troca de experiência. "Sobretudo hoje, que estamos tendo a oportunidade do contato com um desembargador oriundo do Quinto Constitucional. São poucos os momentos como este. Por isso é extremamente importante que a jovem advocacia se faça presente", pontuou.

O tesoureiro da seccional, Hermes Hilarião, também destacou a alegria em poder realizar mais uma edição do projeto com o desembargador. "Cafezeiro é um advogado que honra a advocacia e, hoje, está no Tribunal justamente representando a classe, levando nossos anseios e cumprindo fielmente tudo que a advocacia espera. A OAB Jovem está de parabéns pela escolha dele neste projeto", concluiu. 

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)