Advocacia valorizada: você merece

Confira o artigo do presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, publicado neste sábado no jornal A Tarde. Advocacia valorizada: você merece A OAB da Bahia lançou esta semana em Salvador uma grande campanha de valorização da advocacia, que conta com anúncios em jornais, spots para rádios, comerciais de TV, outdoors e mídias sociais. Em cada uma das peças da campanha, um cidadão ou cidadã dá seu testemunho da importância que um advogado ou advogada teve para a garantia de seus direitos. O objetivo é esclarecer a população sobre a relevância dos advogados e advogadas, que o artigo 133 da nossa Constituição Federal definiu como indispensáveis à administração da Justiça e invioláveis por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. No interior do estado, onde a OAB-BA desenvolve desde 2014 o Plano de Reformas, Construções e Aquisições de Sedes que já entregou 15 novas sedes e mais de 50 salas do advogado, a campanha começou um mês antes, em outdoors. Mais que o cumprimento de um compromisso assumido com os colegas, essa campanha de valorização chega num momento fundamental tanto para a sociedade quanto para a advocacia. Para a sociedade, diante da grave crise institucional que o país atravessa, é fundamental que relembremos o papel social e institucional dos advogados e advogadas, imprescindíveis nos regimes democráticos, por assegurar aos cidadãos seus direitos constitucionais e legais. A própria OAB tem amplo histórico de lutas, reconhecido pela sociedade, seja no âmbito dos direitos humanos, das liberdades civis, das garantias fundamentais, pelo Estado democrático de direito, pela liberdade de expressão e de imprensa, por eleições livres e diretas, e tantas outras. Para a advocacia, a campanha vem coroar uma série de ações da OAB-BA em prol da valorização dos colegas. Seja no enfrentamento à crise do Judiciário baiano, na luta por uma Justiça mais célere, por mais juízes e serventuários nas comarcas de todo o estado, por melhores condições de trabalho para advogados e advogadas e no combate as violações das prerrogativas profissionais da advocacia. A história, passada e recente, nos mostra que juntos somos mais fortes. No último dia 08/11, a OAB-BA promoveu na entrada da Central dos Juizados Especiais, no Imbuí, um ato por indenizações justas que mobilizou a advocacia de Salvador. Com o mote “Indenizações ínfimas matam a Justiça”, a manifestação, precedida na noite anterior pelo seminário “Dano Moral em Debate”, foi sucesso de público e obteve grande cobertura da imprensa, levando à sociedade o problema das indenizações irrisórias por dano moral e seus prejuízos à cidadania. Agora é hora de estarmos juntos mais uma vez pela valorização da advocacia na capital e no interior. Siga a OAB da Bahia nas mídias sociais e replique os vídeos da nossa campanha nos seus perfis. Você merece!

Luiz Viana Queiroz
Presidente da OAB da Bahia