[

"Bem utilizada, a tecnologia pode reduzir o custo do Judiciário", diz Fabrício Castro

O presidente da OAB-BA foi entrevistado nesta quinta-feira (23) pelo Bahia Notícias

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, participou de uma live do portal Bahia Notícias, nesta quinta-feira (23). A entrevista foi exibida no perfil do BN na rede social Instagram e, dentre outros assuntos, o presidente falou do bom uso da tecnologia no mundo jurídico, dos impactos da pandemia na advocacia e das medidas adotadas pela Ordem para minimizar esse impacto.

A pandemia causada pela Covid-19 afetou todas as áreas do Direito e tanto os pequenos como os grandes escritórios. No entanto, os advogados e advogadas que mais sentem os efeitos dessa crise são aqueles que vivem da realização de audiências e da movimentação forense.

Fabrício reafirmou a sua preocupação com a questão orçamentária do Poder Judiciário após a pandemia, uma vez que arrecadação do Estado diminuiu e, consequentemente, a receita do Tribunal de Justiça também tende a cair. De acordo com o presidente, além de realocar pessoal e rever contratos será necessário investir em tecnologia para agilizar o andamento da Justiça.

"É preciso que nesse momento a gente pense fora da caixa e use a tecnologia a nosso favor. Se a tecnologia for bem utilizada, poderemos reduzir muito o custo Poder Judiciário. Por exemplo, as sessões virtuais nos processos que não houve pedido de sustentação são bem-vindas", disse. Ele frisou ainda que a OAB tem o desafio de preparar a advocacia para que no futuro ela esteja pronta para enfrentar o mundo tecnológico.

Outro desafio enfrentado pela Ordem hoje é encontrar um equilíbrio dentro da própria advocacia, uma vez que muitos profissionais defendem o retorno dos prazos, enquanto entendem que haverá complicações caso haja essa volta. "Entendemos que a volta dos prazos só pode acontecer se estiver rigorosamente preservando os direitos dos advogados e das partes", afirmou Fabrício.