Notícias

[Blitz da Comissão de Mediação tira dúvidas e apresenta instituto à classe ]

Blitz da Comissão de Mediação tira dúvidas e apresenta instituto à classe

Na ação, foi aplicada uma pesquisa que servirá de referência para trabalhos futuros

A Comissão de Mediação e Conciliação da OAB-BA realizou, na semana passada, a primeira edição do projeto Blitz da Mediação. A ação aconteceu no Fórum do Imbuí e no Tribunal de Justiça da Bahia, no CAB, e visou divulgar o instituto da Mediação, distribuir cartilhas informativas e esclarecer dúvidas sobre a atuação do profissional mediador. 

A comissão ainda entrevistou colegas e aplicou formulário a fim de traçar perfis e identificar as necessidades da advocacia baiana no que diz respeito à aplicabilidade da Mediação. Ao todo, foram feitos mais de 100 atendimentos e realizadas 88 entrevistas. Os resultados servirão de fonte para os futuros projetos e ações da OAB-BA nesse campo. 

Conheça a cartilha de Mediação

Participaram da ação a presidente da comissão, Rosane Fagundes, a vice-presidente, Maria Paula Avila, a secretária, Priscila Soares, e as integrantes Lucia Rosas, Rafaela Brito, Thaís Gouvea, Mariana Vilas Boas, Sheyla Prates, Solange Cavalcanti, Kassira Miranda, Jane Santana, Lizandra Oliveira, Marlen Urbano.

Para Rosane Fagundes, a ação foi muito boa assim como a receptividade dos colegas. "Foi uma experiência excelente poder divulgar a Mediação. As manifestações registradas nos formulários de pesquisa também foram bastante positivas”, disse. Ela destaca ainda que a realidade atual, quando comparada há 20 anos atrás, é mais favorável à Mediação. 

"Os primeiros resultados da pesquisa já demonstram um contexto bem mais positivo, identificamos que a maioria dos jovens advogados conhece ou já ouviu falar de Mediação, muitos deles tiveram contato ainda na graduação, e isso é maravilhoso. Além disso, a maioria dos colegas disse acreditar e desejar conhecer mais o instituto", comemorou.

Já a vice-presidente, Maria Paula Ávila, destacou que ações como essa são importantes para aproximar ainda mais a OAB da categoria e, principalmente, auxiliar os colegas na atual realidade dos métodos consensuais. Para Lúcia Rosas, a ação foi proveitosa sobretudo porque foi pensada com cuidado para atender a classe.

Priscila Soares ressalta a importância da OAB estar sempre ao lado dos colegas, esclarecendo dúvidas, ouvindo as demandas da classe e mostrando o trabalho que vem sendo desenvolvido em benefício da advocacia. “Queríamos um contato direto com o advogado. Para isso, elaboramos uma pesquisa onde a análise desses dados certamente ajudará na criação de projetos e no ajuste do trabalho à realidade do nosso estado”, disse.

Próximos passos
A Comissão realizará outras da Blitz e manterá as atividades de cursos, palestras, formação em mediação e outras, tanto no interior como na capital. Desde novembro de 2017, membros da comissão atuam voluntariamente na Câmara de Mediação da OAB da Bahia, realizando mediações, como parte de uma política institucional voltada ao restabelecimento do diálogo entre clientes e advogados e advogados entre si.

Mais informações sobre a Câmara de Mediação da OAB-BA podem ser conseguidas pelo telefone (71) 3329-8893 ou através do e-mail: [email protected]. O espaço funciona no na Escola Superior de Advocacia, localizada na Rua do Carro, em Nazaré, de segunda à sexta, das 8 às 12 e das 14 às 17h.