Notícias

[Carlos Ayres participa de abertura da Conferência Estadual da Advocacia Baiana 2021]

Carlos Ayres participa de abertura da Conferência Estadual da Advocacia Baiana 2021

Ex-presidente do Supremo é um dos convidados do evento que acontece entre os dias 4 e 6 de agosto

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto fará a abertura da Conferência Estadual da Advocacia Baiana 2021, que acontece entre os dias 4 e 6 de agosto. O evento on-line e gratuito segue com inscrições abertas e debaterá os principais temas do universo jurídico na atualidade. A palestra do ministro Carlos Ayres terá como tema A Centralidade da Constituição de 1988 e a democracia como o princípio dos princípios constitucionais brasileiros.

Nascido na cidade sergipana de Propriá, Britto formou-se e Direito na Universidade Federal de Sergipe, em 1966. Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP, exerceu os cargos de Procurador do Tribunal de Contas, Consultor-Geral do Estado e Procurador-Geral de Justiça, além de professor de Direito Administrativo e Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe. 

Advogado militante, integrou o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo membro da Comissão de Constituição e Justiça do órgão por dois períodos. Também assim, foi por dois mandatos integrante da Comissão de Estudos Constitucionais do mesmo Conselho. Em 2003, foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal e presidiu a Corte no período de 19 de abril a 16 de novembro de 2012, ano de sua aposentadoria. 

Foi ainda presidente do Tribunal Superior Eleitoral e é membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Academia Internacional de Direito e Economia, além de membro da Academia Sergipana de Letras, da Academia Brasiliense de Letras e da Academia de Letras de Brasília. 

Dentre outras obras, o advogado publicou: Jurisprudência Administrativa e Judicial em Matéria de Servidor Público e O Perfil Constitucional da Licitação, Teoria da Constituição, além de seis livros de poemas. Atualmente, preside o Conselho Superior do Instituto Innovare e o Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais.

Clique aqui para baixar a programação da Conferência Estadual da Advocacia Baiana 2021