Notícias

[CDP cobra Corregedoria da PM providência à agressão praticada contra advogado ]

CDP cobra Corregedoria da PM providência à agressão praticada contra advogado

O caso aconteceu em Madre de Deus, Região Metropolitana de Salvador, no último sábado (31)

A Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB da Bahia reuniu-se ontem (2) com o Corregedor Chefe da Polícia Militar da Bahia, Cel. Magnavita, para cobrar providências às agressões praticadas por policiais contra o advogado Leandro Oliveira, em Madre de Deus, Região Metropolitana de Salvador, no último sábado (31). 

Leandro, que estava presente na reunião e é membro do Coletivo de Entidades Negras, sofreu abordagem truculenta seguida de agressões físicas ao desembarcar no terminal náutico, após ter questionado a cobrança indevida de uma tarifa no terminal de embarque. O advogado voltava da ilha de Paramana, onde exercia trabalho jurídico-comunitário.

No dia do ocorrido, ao ser informada do fato, a Comissão de Direitos e Prerrogativas deu suporte ao colega, imediatamente entrou em contato com o comandante do batalhão da PM responsável pela área e enviou dois de seus membros para a delegacia de Candeias, onde o advogado foi apresentado. 

OAB-BA repudia agressão de policiais militares contra advogado em Madre de Deus

Desde então, a Seccional, juntamente com a Subseção de Simões Filho, cuja área de abrangência engloba a cidade de Candeias, está tomando todas as providências para que a situação seja resolvida.

De acordo com o presidente da Comissão, Adriano Batista, a OAB da Bahia irá mover uma representação disciplinar contra os envolvidos. Ele cobrou a apuração rigorosa dos fatos e recuperação dos registros de câmeras de segurança do terminal.

Além de Adriano Batista, participaram da reunião ontem o vice-presidente da Comissão, Saulo Guimarães, a diretora Fabiane Almeida e o integrante Carlos Sampaio, além de Marcos Brito, integrante da Comissão Especial de Igualdade Racial da OAB da Bahia.