Notícias

[Comissão da Mulher realiza ato contra a violência doméstica]

Comissão da Mulher realiza ato contra a violência doméstica

A ação aconteceu no Fórum do Imbuí, na manhã desta quinta-feira (12)

A Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA realizou, na manhã desta quinta-feira (12), a distribuição de cartilhas de conscientização contra a violência doméstica e familiar. A ação aconteceu no Fórum do Imbuí e marcou o encerramento das atividades da comissão em 2019, que ao longo do ano percorreu locais como o Fórum Ruy Barbosa e a Vara de Violência Doméstica.
 
De acordo com a presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, Renata Deiró, a realização do ato no juizado do Imbuí foi muito importante, pois o espaço concentra uma grande quantidade de pessoas que vão em busca do acesso à Justiça. 

Ela destacou que há, sobretudo por parte dos homens, uma resistência em receber a cartilha. "Os homens precisam saber o que é violência doméstica, o que é a violência física e patrimonial para parar de naturalizar a violência contra a mulher", disse. 

A vice-presidente da comissão, Bianca Pellegrino, destacou que a luta contra a violência contra a mulher exige o engajamento de todos, homens e mulheres, pois erradicar esse problema é um bem para toda a sociedade. "Assim nós construiremos uma sociedade com mais equidade e teremos mais harmonia entre homens e mulheres. Essa é uma campanha permanente porque a violência contra a mulher, infelizmente, é crescente", frisou. 

A cartilha conta com diversas informações a respeito da violência contra a mulher, bem como os tipos de violência que podem ocorrer e os telefones de toda a rede de proteção. O material também aborda aborda a Lei do Feminicídio, que é o homicídio qualificado em função do gênero.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA