[Coronavírus:

Coronavírus: "A Agenda é fenômeno que pertence a todos e todas nós", afirma Maíra Vida

No OAB na TV de hoje, foi feito um balanço da Agenda Democracia, Antirracismo e Justiça

A conselheira seccional da OAB-BA Maíra Vida foi a convidada desta quarta-feira (5) do programa OAB na TV, apresentado por Milena Barreto e realizado em parceria com a Fundação Paulo Jackson e Assembleia Legislativa da Bahia.

Em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, a entrevista não aconteceu no estúdio da TV ALBA, como rotineiramente, mas em live no Instagram, transmitida pelo perfil da Seccional, @oab.bahia. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 9h, e a live fica disponível por 24 horas no perfil da OAB-BA.

No programa de hoje, foi feito um balanço da Agenda Democracia, Antirracismo e Justiça, uma iniciativa que nasceu no seio do Conselho Seccional, contou com a participação de mais de 50 comissões e durante um mês, diariamente, debateu temas que são caros ao fortalecimento da democracia, das práticas antirracistas e da aplicação efetiva da Justiça.

De acordo com Maíra, a advocacia está diante de um fenômeno ao mesmo tempo delicado e complexo. "Esse é um fenômeno que pertence a todos e todas nós e que tem como característica principal a identidade da OAB-BA", detalhou a conselheira seccional.

Ela ressaltou que essa foi a primeira fase de um projeto maior e que a sua construção teve como premissas paridade racial, algo imprescindível para a pauta, e a valorização dos profissionais e ativistas locais, ainda que a programação tenha contado com grandes expoentes nacionais.

Maíra destacou o apoio que o projeto tem recebido da Escola Superior da Advocacia (ESA), da Diretoria da OAB-BA e de todos os elos que compõem o sistema. "A Agenda nasce de um movimento democrático e nos compeliu a trabalhar de maneira colaborativa. Nós todos estamos a serviço da classe, a serviço da cidadania e da democracia. Vejo isso como algo político, mas também como um sacerdócio".

A advogada também convidou aqueles que ainda não fazem parte da OAB a colaborar com essa causa. "Temos mais de 80 comissões, peço que todas e todos se aproximem, percebam quais as suas preferências temáticas e contribuam conosco. Temos muito trabalho a fazer e quanto mais mãos e mentes podemos acelerar esse passo", concluiu.