[Coronavírus:

Coronavírus: "A preservação da democracia é um compromisso social", afirma Daniela Portugal

O OAB na TV de hoje recebeu a conselheira seccional e presidente da Comissão da Mulher Advogada

A conselheira seccional e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Daniela Portugal, foi a convidada desta quarta-feira (15) do programa OAB na TV, apresentado por Milena Barreto e realizado em parceria com a Fundação Paulo Jackson e Assembleia Legislativa da Bahia.

Em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, a entrevista não aconteceu no estúdio da TV ALBA, como rotineiramente, mas em live no Instagram, transmitida pelo perfil da Seccional, @oab.bahia. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 9h, e a live fica disponível por 24 horas no perfil da OAB-BA.

No programa de hoje, foi apresentada a Agenda Democracia, Antirracismo e Justiça, uma iniciativa da OAB-BA, lançada na segunda-feira (13), que até o início do mês de agosto apresentará diversos debates sobre esse eixo temático. A ideia é que dessa iniciativa surja uma pauta permanente voltada para o tema dentro da Ordem.

A Agenda foi proposta pela própria Daniela Portugal, no Conselho Pleno da OAB-BA, e conta com o apoio de mais de 50 comissões da Seccional, que uniram forças no sentido de trazer as especificidades dos seus grupos de atuação que tangem as questões raciais e democráticas.

De acordo com Daniela Portugal, essa interdisciplinaridade faz sentido pelo fato da defesa da democracia e do respeito à pluralidade ser uma pauta comum a toda a advocacia. "A preservação da democracia é um compromisso social, um compromisso suprapartidário e é importante que a gente compreenda a democracia dentro do nosso corpo constitucional", afirmou.

Um marco na história da Seccional, esta é a primeira vez que a OAB-BA traz uma agenda dessa proporção e nessa perspectiva metodológica. O trabalho deverá, inclusive, ser replicado por outras seccionais e até mesmo pela OAB Nacional. Confira a programação no site da OAB-BA.