Notícias

[Coronavírus:

Coronavírus: "Esse é o momento da classe se religar", afirma Luiz Viana

O vice-presidente nacional da OAB participou de uma live com Fabrício Castro

O vice-presidente nacional da OAB, Luiz Viana Queiroz, participou de uma live no Instagram com o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, na manhã desta quarta-feira (1º). Transmitido ao vivo nos perfis @oab.ba e @luizvianaqueiroz, o programa foi dedicado ao magistrado Luiz Flávio Gomes, que faleceu na manhã de hoje e foi um dos grandes responsáveis por empreender a tecnologia nos cursos jurídicos.

De acordo com Luiz Viana, o mais importante nesse momento de pandemia e que exige o isolamento físico é que a advocacia busque se religar consigo mesma, com a natureza e com os outros. “Como advogados, precisamos redefinir a forma de nos ligar com as pessoas. Eu, particularmente, quero me religar com a minha advocacia com mais força e isso exige uma série de transformações”, disse.

Nesse sentido, ele destacou o legado que será deixado pela tecnologia, uma vez que muitas ferramentas estão sendo utilizadas para a manutenção das relações sociais e o exercício profissional. “Lara Selem tem dito que esse é o momento de acelerar inovações que já estavam em curso. Quando eu comecei a advogar, tínhamos a máquina de datilografar, depois veio o computador e eu percebo que nós estamos num momento de virada, pois esses dias nos induziram a aprender a utilizar determinadas tecnologias que se mostram muito importantes”.

De acordo com Fabrício Castro, nesse momento é importante também que as pessoas busquem gerir o próprio tempo e com isso aproveitá-lo da melhor maneira possível. Ele lembrou, por exemplo, que a ESA está com todos os seus cursos on-lines disponíveis e que muitos advogados e advogadas estão aproveitando a oportunidade para se capacitarem. “Nesse período, temos a condição de fazer a gestão do tempo para ler, estudar outras áreas do Direito. Existem pessoas querem se especializar, mas outras estão ampliando o campo”, disse.

Luiz Viana reforçou que após essa pandemia o mundo mudará bastante, tanto por fatores pessoais quanto pela constatação de que é possível fazer diversas atividades em home office. Isso, consequentemente, vai gerar uma mudança de comportamento na advocacia. 

Ele ressaltou também que é importante a classe estabelecer uma rotina de trabalho, mesmo estando em casa, e, além disso, buscar se capacitar e fazer coisas novas. “Essas medidas são importantes para preservarmos a saúde física e mental. Algo que nesse momento também é muito importante para os advogados e advogadas é aprofundar a relação com os clientes que já temos”, aconselhou.