Notícias

[Coronavírus: Jurimetria é tema de debate no OAB na TV ]

Coronavírus: Jurimetria é tema de debate no OAB na TV

O programa recebeu a advogada especialista na matéria Fernanda Barbosa

A advogada e secretária-geral da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, Fernanda Barbosa, foi a convidada desta quarta-feira (17) do programa OAB na TV, apresentado por Milena Barreto e realizado em parceria com a Fundação Paulo Jackson e Assembleia Legislativa da Bahia. 

Em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, a entrevista não aconteceu no estúdio da TV ALBA, como rotineiramente, mas em live no Instagram, transmitida pelo perfil da Seccional, @oab.bahia. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 9h, e a live fica disponível por 24 horas no perfil da OAB-BA. 

O encontro de hoje teve como tema a Jurimetria, que, em síntese, é a aplicação da estatística e análise de dados no campo do Direito. Fernanda explicou que essa ciência não é tão nova quanto parece e vem sendo aplicada desde o século XVIII, mas que só recentemente chegou de fato ao Brasil.

Ela destacou ainda que através da Jurimetria o advogado tem mais condições de projetar o resultado de uma ação e com isso trabalhar de maneira mais segura a sua tese. "Não temos como saber exatamente o que vai acontecer em um processo, mas com a Jurimetria podemos analisar as possibilidades mais prováveis", disse. 

A advogada deu como exemplo hipotético uma vara onde 90% dos casos que os réus confessaram o crime tiveram a pena reduzida pelo magistrado. "Diante de um quadro desse, o advogado pode levar o dado ao cliente e com isso trabalhar a defesa", explicou.

Ainda de acordo com Fernanda Barbosa, apesar do tema ser antigo na prática, ainda é novo em pesquisas. Segundo ela, o fato da literatura produzida não ser tão vasta abre uma possibilidade de produção acadêmica, sobretudo para os jovens advogados. 

"Recomendo àqueles que estão em fase conclusão do curso que deem uma olhada na matéria. Temos o site da Associação Brasileira de Jurimetria e livros do Marcelo Guedes Nunes que são boas referências", concluiu.