Notícias

[Coronavírus: No OAB na TV, Thais Bandeira convida colegas a conhecerem plataforma on-line da ESA]

Coronavírus: No OAB na TV, Thais Bandeira convida colegas a conhecerem plataforma on-line da ESA

Durante a quarentena, todos os cursos da Escola estão disponíveis gratuitamente para a classe

A diretora da Escola Superior da Advocacia (ESA), Thais Bandeira, foi a entrevistada desta quarta-feira (8) no programa OAB na TV, apresentado por Milena Barreto e realizado em parceria com a Fundação Paulo Jackson e Assembleia Legislativa da Bahia. 

Em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, a entrevista não aconteceu no estúdio da TV ALBA, como rotineiramente, mas em live no Instagram, transmitida pelo perfil da Seccional, @oab.bahia. 

Por medida de segurança, durante o período da quarentena os cursos presenciais da Escola estão suspensos. Em compensação, todas as aulas virtuais foram disponibilizadas gratuitamente para a classe. Além disso, a ESA vem realizando diariamente lives em seu perfil no Instagram sobre temas relevantes para a advocacia em tempos de Covid-19. 

A iniciativa de disponibilizar os cursos já havia sido feita durante o último recesso do Judiciário. "Quando percebemos que a quarentena iria perdurar, pensamos: por que não colocar mais uma vez os cursos gratuitos para os colegas? Essa é uma forma de estimular a advocacia a ficar em casa e, ao mesmo tempo, capacitar a classe", disse.

De acordo com Thais Bandeira, houve uma grande procura pelos cursos de Processo Civil e Processo Trabalhista. Além disso, a Escola disponibilizou as aulas de PJe-Calc para outras seccionais, para assim contribuir com a capacitação de colegas inscritos em outros estados. 

Capilaridade
A produção de cursos online foi uma forma de aumentar a capilaridade da ESA. Agora, mesmo as cidades mais distantes dos grandes centros podem, através da internet, receber a mesma capacitação dos colegas que residem na capital, por exemplo.

"Rodávamos o interior levando os cursos presenciais, mas isso era custoso e em alguns casos era difícil até chegar porque há cidades que não têm aeroportos. Daí algumas localidades ficavam sem curso. Com o formato on-line, conseguimos aumentar bastante a capilaridade da Escola", disse.

As aulas têm 15 minutos e são gravadas em uma definição que torna possível o conteúdo ser rodado em qualquer dispositivo e sem grandes exigências de internet. Além disso, os valores cobrados são apenas para cobrir os custos.

Lives
Independente da manutenção ou não da quarentena, as lives da ESA deverão acontecer até pelo menos o final deste mês. O programa de hoje, que será exibido às 19h, terá como convidada a presidente da Comissão de Juizados, Vanessa Lopes. 

"A live foi uma ideia fantástica. Conseguimos ter uma interação maior com os alunos, responder diretamente as perguntas e eles vêem os colegas, a classe consegue dialogar sobre os temas e há uma troca de experiências muito grande", concluiu.