Notícias

[Coronavírus: OAB-BA solicita ao Banco do Brasil linha especial de crédito para a advocacia]

Coronavírus: OAB-BA solicita ao Banco do Brasil linha especial de crédito para a advocacia

A medida é vista como fundamental para ajudar a classe a atravessar esse momento difícil

Em virtude da pandemia causada pela Covid-19 e de todas a consequências econômicas que esta vem trazendo para a advocacia, a OAB-BA, por meio de ofício, solicitou ao Banco do Brasil que seja disponibilizada uma linha especial de crédito para os advogados e advogadas.

A OAB-BA ressalta que diversas iniciativas dos poderes públicos, inclusive instituições financeiras, como o Banco do Nordeste, têm sido adotadas para mitigar os impactos da doença no cotidiano da sociedade, visando, sobretudo, a garantia da vida e saúde das pessoas, bem como conter seus impactos econômicos. 

Além disso, a Seccional destaca que o Banco do Brasil é bastante utilizado pela advocacia baiana. O pedido da Ordem é que o BB adote as providências necessárias para a abertura imediata de uma linha de crédito com condições especiais voltada para a advocacia e para as sociedades de advogados.

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, explica que a paralisação dos serviços forenses, bem como as inúmeras restrições que impedem o exercício profissional, agravadas pelos impactos que já atingem a economia nacional, tem causado uma série de dificuldades, até mesmo para o cumprimento regular das obrigações financeiras, sejam estas profissionais ou pessoais.

"Não temos dúvidas de que esse momento passará. Para tanto, é fundamental que a advocacia conte com o apoio e o crédito em condições especiais desta instituição financeira, que ao longo de muitos anos tem tido grande atuação na prestação de serviços bancários junto às atividades desenvolvidas pelo Poder Judiciário", afirmou.