[Coronavírus: OAB na TV debate Advocacia Corporativa]

Coronavírus: OAB na TV debate Advocacia Corporativa

O programa recebeu a presidente da Comissão de Advocacia Corporativa, Raquel Carneiro

A advogada e presidente da Comissão de Advocacia Corporativa da OAB-BA, Raquel Carneiro, foi a convidada desta quarta-feira (1º) do programa OAB na TV, apresentado por Milena Barreto e realizado em parceria com a Fundação Paulo Jackson e Assembleia Legislativa da Bahia.

Em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, a entrevista não aconteceu no estúdio da TV ALBA, como rotineiramente, mas em live no Instagram, transmitida pelo perfil da Seccional, @oab.bahia. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 9h, e a live fica disponível por 24 horas no perfil da OAB-BA.

No programa de hoje, foi falado a respeito do trabalho dos advogados que atuam no ramo da Advocacia Corporativa, as especifidades desse campo jurídico, bem como as ações que vêm sendo empreendidas pela OAB-BA no sentido de valorizar a área.

Raquel Carneiro ressaltou que a Comissão foi criada na gestão do ex-presidente Luiz Viana e fortalecida pela atual Diretoria, diante da necessidade de estimular mais esse segmento jurídico e valorizar aqueles profissionais que prestam serviços a empresas.

Segundo ela, a Advocacia Corporativa tem como finalidade auxiliar empresários e empreendedores a resolver questões  jurídicas e minimizar os riscos do negócios através de ações preventivas, que hoje são mais importantes do que a resolução de problemas propriamente.

"Encontramos advogados corporativos lotados em escritórios que prestam serviços a empresas, bem como lotados nos departamentos jurídicos internos dessas empresas. É importante para esses profissionais terem aptidão para gestão, conhecer o negócios do cliente e ter interesse pelos aspectos econômicos e administrativos", disse.

A advogada destacou que a pandemia causada pela Covid-19 aumentou consideravelmente o trabalho do advogado corporativo, em virtude dos inúmeros decretos e normas que são baixados diariamente. "São muitas mudanças e os empresários têm contado muito com o jurídico interno das suas empresas para orientar como proceder no dia a dia".

Na entrevista, foi falado ainda a respeito da Cartilha de Boas Práticas da Advocacia Corporativa, lançada pela Comissão. O material, que está disponível gratuitamente, veio para suprir uma carência desses profissionais, uma vez que a grande maioria das faculdades não contam com a disciplina de gestão nas suas grades curriculares. "Lamentavelmente, as universidades não têm essa matéria. Existe uma deficiência e por isso achamos conveniente criar esse conteúdo", concluiu.