Notícias

[Coronavírus: TRT5 regulamenta atendimento virtual por juízes de primeiro grau]

Coronavírus: TRT5 regulamenta atendimento virtual por juízes de primeiro grau

A medida foi tomada após encaminhamento de ofício da OAB-BA

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região regulamentou o atendimento virtual pelos juízes de primeiro grau à advocacia. A medida foi tomada após encaminhamento de ofício assinado pela Seccional Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil.

No ato publicado na terça-feira (16), o desembargador corregedor regional, Alcino Felizola, revogou o parágrafo único do art. 1º do Ato CR TRT5 nº 21 e acrescentou que "observadas as circunstâncias do caso concreto, o magistrado pode determinar a realização de audiências telepresenciais em processos híbridos quando o ato a ser praticado não dependa da parte física dos autos, ficando assegurados o contraditório e a ampla defesa".

A publicação também assegura aos advogados o direito de solicitar audiência aos juízes através de envio do arquivo de áudio ou vídeo, ou por videoconferência, e ressalta que a audiência com o juiz deve ser agendada por e-mail encaminhado à Vara do Trabalho respectiva, ou por telefone, e deverá ocorrer em dias úteis, entre 9h30 e 15h30, por meio da ferramenta Google Meet. Os endereços de e-mail e os telefones das Varas estão disponíveis no site www.trt5.jus.br.

De acordo com o presidente Fabrício Castro, essa conquista representa muito para a advocacia baiana devido a importância que tem a Justiça Trabalhista para toda a sociedade. "Nesse tempo de pandemia, as demandas relacionadas ao Direito do Trabalho aumentaram e ter acesso aos magistrados é fundamental. Portanto, em nome da advocacia, eu agradeço ao TRT5 por ter atendido ao nosso pleito e eu tenho certeza que todos nós ganharemos com isso", disse.