[Coronavírus: Webinário discute reflexos e desafios da pandemia]

Coronavírus: Webinário discute reflexos e desafios da pandemia

Gratuito, o evento foi realizado na plataforma Zoom e transmitido no YouTube

O Webinário "Um mundo fora da ordem: os reflexos e desafios da pandemia" foi realizado na tarde desta terça-feira (02), pelas comissões da Mulher Advogada e de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA, em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA).

Realizado na plataforma Zoom e transmitido pelo YouTube, o evento abordou temas importantes como o papel do Estado durante a pandemia, a real situação do Sistema Único de Saúde, de que forma a economia será afetada, os desafios da mulher e da advocacia nessa nova era digital, entre outros.

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, foi a responsável por dar as boas-vindas na abertura. Em seu discurso, Daniela destacou que o objetivo da discussão é estabelecer novas relações e um novo modelo de vida.

“Estamos sendo desafiados a resistir e propor algo que possa trazer avanços para nós mesmos. Estamos tendo uma oportunidade de ressignificar. Que impliquem mais justiça, que a gente possa aprender com essa realidade, aprender a olhar para o outro e incluir, pensar em ações de inclusão para a gente avançar juntos”, disse Daniela.

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, reforçou a importância do evento. "Essas iniciativas são sempre bem vindas porque juntos somos muito mais fortes. A cada dia construímos uma nova ordem dentro da Ordem", afirmou.

Em seguida, todas as presidentes das comissões da Mmulher advogada das subseções da OAB-BA fizeram suas considerações iniciais sobre o evento e reforçaram a importância da Seccional baiana ter um olhar especial para o interior do estado.

Encerrada a abertura, o evento seguiu com o primeiro painel "O impacto da pandemia com enfoque nas mulheres em situação de vulnerabilidade". A presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, Dandara Pinho, destacou o aumento registrado de violência contra a mulher e a grande luta para combater o racismo. "O corpo que é caído no chão sempre é o negro", destacou.

Com o painel "Um novo mundo: as adaptações necessárias para a continuidade e excelência do exercício da advocacia", o advogado e professor Thiago Vieira falou sobre os desafios para a advocacia nessa nova era digital. "É preciso dar acesso à justiça e nivelar este acesso, afunilando nas desigualdades de armas durante um processo".

O último painel abordou a importância do papel do estado em tempos de pandemia e a necropolítica. Segundo a economista Kaiza Correia, não há uma preocupação entre salvar economia ou salvar pessoas, porque não há investimento em salvar a economia e nem a sociedade. "A renda mínima necessária para 65 milhões de pessoas, que é o valor do benefício social, não é disponibilizado para todos, não temos política social suficiente", disse.

O médico infectologista Tiago Lôbo Pessoa, afirmou que o estado precisa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). "É para todos, porém deficitário. Nós já tivemos nossa 'Nova York', que foi o Pará, e vimos que a rede privada não sustenta a pandemia. É preciso a atuação firme e forte do estado". Ainda segundo Tiago, por mais que façamos o isolamento, sempre haverá uma segunda onda das pessoas que ainda não foram infectadas. "Vamos resolver quando a vacina existir. Precisamos saber conviver com o coronavírus de forma responsável", explicou.

A vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-BA, Camila Trabuco, conduziu o evento e o encerramento ficou a cargo da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-BA, Daniela Portugal.

"Gostaria de agradecer especialmente às mulheres que estiveram envolvidas na realização deste evento. Esse mundo fora da ordem é retrato dos erros que produzimos na nossa equivocada normalidade”, finalizou Daniela.