[Diretas já na OAB! Um sonho que nasceu na Bahia]

Diretas já na OAB! Um sonho que nasceu na Bahia

Na próxima quinta-feira (22), às 18h, a OAB-BA fará o lançamento oficial do movimento Quero Diretas na OAB. O evento será transmitido pelo canal da Seccional no YouTube e contará com diversas lideranças da advocacia local e nacional que apoiam o fortalecimento da democracia no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).

O movimento pelo voto direto federativo no CFOAB é uma bandeira que há muito tempo vem sendo hasteada pela advocacia baiana. Quando ainda dava seus primeiros passos no Conselho Federal, o atual vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz, já defendia a mudança na forma de escolher os dirigentes da entidade. A proposta fez parte, inclusive, da sua plataforma de campanha da primeira eleição para Presidência da OAB-BA, em 2012.

Por duas vezes, Viana levou a propositura ao Pleno da OAB Nacional e ambas oportunidades foi rejeitada. Um plebiscito para consulta à classe chegou a ser aprovada na XXII Conferência Nacional de Advogados, em 2014, no estado do Rio de Janeiro, mas pela falta de adesão, naquele momento, por parte significativa dos gestores do Colegiado Nacional não foi tocada em frente.

Anos depois, já em 2020, na condição de vice-presidente da OAB Nacional e presidente da Comissão de Reforma Eleitoral da OAB, Viana coordenou a discussão do tema, que voltou por iniciativa de vários conselheiros, entre os quais Bito Pereira e Airton Molina, à ordem do dia e a concretização da mudança no processo de escolha da Diretoria da OAB Nacional está cada vez mais próxima. Atualmente, a causa tem ganhado importância sobretudo por conta dos ataques sofridos pelo Estado Democrático.

Em reconhecimento à importância de se fortalecer a democracia dentro da instituição, a OAB-BA, em sessão do Conselho Pleno no mês de agosto de 2020, declarou apoio à campanha Diretas Já. Foi a Seccional baiana também a responsável por lançar o manifesto que hoje já conta com mais de 10 mil assinaturas, sendo a primeira delas a do presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, de advogados de todo o país que acreditam na mudança proposta por Luiz Viana.

Os representantes da advocacia baiana também somaram força aos colegas de outros estados e estiveram presentes no lançamento da campanha pelas seccionais do Paraná e Mato Grosso do Sul, em um grande evento on-line transmitido pelo canal da OAB-PR no YouTube, no dia 05 de outubro. Esse engajamento tem sido fundamental para fortalecer a democracia dentro da Ordem e manter vivo o espírito progressista que marca a trajetória de lutas da OAB.

Participe: