Diretoria da OAB-BA visita novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia

O presidente da OAB-BA Luiz Viana Queiroz, juntamente com a vice-presidente da Ordem Ana Patrícia Dantas Leão, e a diretora-tesoureira Daniela Borges, visitaram o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Gesivaldo Brito. O encontro ocorreu no TJBA, nesta segunda-feira (19), e contou ainda com as presenças do assessor especial da presidência para magistrados Humberto Nogueira, da assessora especial para assuntos institucionais Rita Ramos, do coordenador dos Juizados Especiais, Paulo Chenaud, do juiz assessor do Núcleo Auxiliar de Conciliação e Precatórios, José Reginaldo Costa Rodrigues Nogueira, e do presidente da Comissão de Segurança, desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva. Luiz Viana ressaltou a necessidade de se estabelecer um diálogo franco entre o Tribunal e os advogados. "Temos certeza que esse diálogo irá permitir que possamos apresentar nossa visão crítica dos problemas estruturais da Justiça baiana, que geram ineficiência da prestação jurisdicional, e violação sistêmica de nossas prerrogativas. Trouxemos mais uma vez a proposta de Pacto pela Justiça, que envolva o Judiciário, o Legislativo e o Governador do Estado", afirmou. Ele falou sobre a sua expectativa para essa nova gestão do TJBA. "Tenho a esperança de que a nova Mesa Diretora do Tribunal possa enfrentar a grave crise do Judiciário baiano, sobretudo do primeiro grau, oferecendo soluções de curo, médio e longo prazo. Convidei o presidente Gesilvado Brito para ir a OAB e conversar conosco, especialmente com o Conselho e o Colégio de Presidentes". O desembargador Gesivaldo Brito destacou sua admiração pela OAB e a importância da Ordem estar fortalecida para o bem da nossa Justiça. "Nós vamos precisar muito da OAB para nos ajudar", garantiu. Ainda segundo o presidente do TJBA, deverão ser realizados concursos para suprir as vagas em aberto no Poder Judiciário do estado. A vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Leão, vê com bons olhos a disposição do Des. Gesivaldo Brito em sanar os problemas de pessoal da Justiça baiana. "É uma medida mais do que necessária o preenchimento dessas vagas para que possamos ter esperança na melhoria da prestação do serviço jurisdicional". Para Daniela Borges, a melhoria das condições de trabalho dos advogados e advogadas do nosso estado passa diretamente pela aproximação das lideranças do TJBA e OAB-BA. "A participação da presidência é decisiva, porque é ela quem decide as questões mais importantes do Tribunal e o objetivo da visita foi estabelecer um primeiro contato". Foi a primeira visita institucional da OAB ao novo Presidente. “Agora poderemos visitar os demais integrantes da Mesa Diretora do Tribunal, bem como os juízes assessores e demais auxiliares da gestão para uma pauta de trabalho”, concluiu Luz Viana. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)