[Diretoria do TED passa a contar com três mulheres na sua composição]

Diretoria do TED passa a contar com três mulheres na sua composição

Na última sessão do Conselho Pleno, Emília Ribeiro foi eleita vice-presidente

A advogada Emília Ribeiro foi eleita pelo Conselho Pleno da OAB da Bahia e empossada pela Diretoria da Seccional como a nova vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-BA, em substituição a Rafael Barreto. O cargo de secretária-geral do órgão, até exercido por Emília, passou a ser ocupado por Lara Soares. A eleição e posse aconteceram na sessão do dia 15 de maio.

Com as mudanças, os três principais postos do Tribunal passaram a ser ocupados por mulheres advogadas. Além de Emília Ribeiro e Lara Soares, a Drª Simone Neri integra a Diretoria do TED no lugar de presidente.

O cenário reflete o processo de valorização das mulheres dentro da OAB-BA iniciado em 2013, na gestão de Luiz Viana, atual vice-presidente da OAB Nacional, e que foi impulsionado pelo atual presidente da Seccional, Fabrício Castro. Hoje, pela primeira vez na sua história, a OAB da Bahia possui paridade de gênero no Conselho Pleno; além disso, a ESA e diversas comissões são presididas por mulheres.

Agradecimento
Enquanto esteve no cargo de vice-presidente do TED, Rafael Barretto exerceu a função e maneira bastante competente e foi um dos responsáveis pela evolução do Tribunal nos últimos anos, sobretudo no que diz respeito as trabalho de correição dos processos e educação da classe.

Barretto foi homenageado pela Diretoria da OAB-BA com uma moção de aplauso na Sessão do Conselho Pleno realizada no último dia 15 de maio, mesma que elegeu e empossou Lara Soares e Emília nos cargos. A sessão foi realizada por videoconferência em virtude da impossibilidade de encontros presenciais devido a pandemia da Covid-19.

Fabrício Castro agradeceu a Rafael Barretto pelos serviços prestados e desejou sucesso a Emília Ribeiro e Lara Soares. "Tenho certeza que elas irão exercer a função com muita seriedade e trarão grandes contribuições para esse órgão que é fundamental para o exercício da advocacia", disse Fabrício.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA