Notícias

[Em audiência no TRT5, OAB-BA apresentou reivindicações da advocacia trabalhista]

Em audiência no TRT5, OAB-BA apresentou reivindicações da advocacia trabalhista

A presidenta Daniela Borges se reuniu com o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos

Em visita ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), a presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, se reuniu, nesta quarta (17), com o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, o ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, em uma audiência dedicada a apresentar reivindicações e observações elaboradas pela advocacia trabalhista, muitas delas durante a audiência pública promovida pela OAB-BA sobre o tema no dia 30 de junho.

Representaram a OAB-BA, ainda, a vice-presidenta da seccional baiana, Christianne Gurgel, e a conselheira federal e procuradora adjunta nacional de prerrogativas, Mariana Oliveira. O presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT), André Sturaro, também esteve presente.

A presidenta Daniela Borges destacou a boa relação institucional com a Justiça do Trabalho e a disposição da OAB-BA em contribuir para as melhorias necessárias ao Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região: "Este TRT tem um passado exemplar, mas vem enfrentando alguns problemas muito sérios. Houve uma deterioração que não condiz com atuação histórica do Tribunal, onde o respeito no trato com a advocacia e a devida condução dos procedimentos já foram mais presentes. Por isso nós solicitamos este audiência, para explicitar nossas reivindicações e a nossa disposição em colaborar na recuperação e no aperfeiçoamento do TRT da 5ª Região, promovendo adequações, reconfigurações e demandando o devido cuidado e respeito com a atuação de advogadas e advogados trabalhistas. Estamos acompanhando a gestão e o empenho da presidenta Débora Maria Lima Machado em aprimorar o desempenho do Tribunal, e a OAB da Bahia se faz presente para contribuir com este processo em uma área da Justiça que é tão importante para toda a sociedade", completou.    

Christianne Gurgel, vice-presidenta da OAB-BA e advogada trabalhista, destacou a relação entre as instituições que representam a advocacia e a Justiça do Trabalho: "A OAB da Bahia sempre manteve um diálogo permanente com o TRT, atenta às oportunidades de aperfeiçoar a atuação, o atendimento e o cotidiano da Justiça do Trabalho. Nossa disposição para contribuir é constante, e solicitamos esta audiência para apresentarmos as observações da advocacia trabalhista que, apesar das divergências pontuais, é extremamente unida", destacou.

O presidente da ABAT, André Sturaro, avaliou o encontro: "A reunião foi extremamente proveitosa. Apresentamos observações e reivindicações que a advocacia elaborou sobre a possibilidade de melhoria do trabalho de atendimento da Justiça do Trabalho, e nossas propostas foram muito bem recebidas pelo ministro corregedor Guilherme Augusto Caputo Bastos. Ficamos esperançosos de que o Tribunal Regional do Trabalho vai ser ainda mais eficiente e de qualidade".

 A audiência integrou a Correição Ordinária que acontece no TRT da 5ª Região no período de 16 a 19 de agosto. A Correição é feita pela Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho, e a OAB-BA, junto da ABAT, solicitaram audiência para tratar de assuntos de interesse da advocacia.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA

Leia também:

OAB-BA realizou audiência pública com advocacia trabalhista