[Em momento histórico para a advocacia, OAB-BA inaugura busto de Luiz Gama]

Em momento histórico para a advocacia, OAB-BA inaugura busto de Luiz Gama

No mesmo dia, tomou posse a Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial

Em um dia marcado pelo reconhecimento aos serviços prestados à advocacia brasileira, a OAB-BA inaugurou em sua sede o busto de Luiz Gama, primeiro advogado negro da Bahia e principal referência na luta pela abolição. Estima-se que ele tenha libertado nos tribunais da época cerca de 500 homens e mulheres negros da escravidão.

A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (4) e contou com as presenças da Diretoria seccional, da presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade da OAB, Silvia Cerqueira, do presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB, Humberto Adami, do vice-presidente nacional da OAB, Luiz Viana Queiroz, dos parlamentares Sílvio Humberto e Olívia Santana, dentre outras personalidades do meio jurídico e representantes do movimento negro. No mesmo dia, tomou posse a Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial, presidida pela advogada Dandara Pinho.

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, definiu Luiz Gama como um gigante da advocacia brasileira e frisou que conhecer a sua história é algo de extrema importância. "Nós precisamos conhecer melhor essa figura porque essa, sem dúvida, é uma história que serve de inspiração para muitas das nossas lutas", afirmou.

O advogado Sérgio São Bernardo destacou que mais do que um advogado Luiz Gama atuou como um exímio jurista autor de diversas teses. "É dele que sai o fundamento de que se não era mais permitido traficar escravos, todos os homens e mulheres negras não deveriam ser trancafiados e escravizados. Foi com essas ideias que ele libertou mais de 500 pessoas da escravidão", disse.

Para Silvia Cerqueira, a homenagem prestada pela OAB-BA foi um marco na advocacia brasileira e baiana. Ela destacou que Luiz Gama deixou um legado extraordinário para a classe, sobretudo para aqueles que advogam para os mais necessitados.

"A OAB-BA tem uma história muito importante desde a gestão de Luiz Viana, quando defendemos as cotas junto ao Conselho Federal, e hoje ela se perpetua e se consagra na gestão do presidente Fabrício ao inaugurar o busto de Luiz Gama", afirmou.

Humberto Adami lembrou que desde que o Conselho Federal registrou a homenagem a Luiz Gama reconhecendo ele como advogado, diversas seccionais da Ordem vem fazendo isso ao longo do país. "Hoje, Luiz Gama e Esperança Garcia são os dois principais nomes trabalhados pela Comissão Nacional da Verdade da Escravidão, que já está presente em 17 seccionais", frisou.

Redescobrindo a história
Ex-presidente da OAB-BA e atual vice-presidente do CFOAB, Luiz Viana contou que o busto de Luiz Gama começou a ser feito ainda na gestão passada. Ele lembrou também que desde 2013 a Seccional vem trabalhando para resgatar o legado dos advogados e advogadas que prestaram excelentes serviços à cidadania, mas que ficaram apagados da história.

"Na entrada da OAB-BA estão os advogados que advogaram para os presos políticos, temos o busto de Montezuma, o primeiro presidente do IAB, e hoje estamos colocando Luiz Gama aqui, para que a gente possa dizer o que significa  essas figuras estarem conosco", pontuou.

Luiz Viana disse ainda que nesse momento tão complicado do país a OAB sabe no que acredita e para onde quer ir. "Não vamos aceitar aqueles que, por não entenderem o humanismo, querem impedir a gente de ser aquilo que somos. Eu quero estar junto da luta de todos, não quero ser dono da luta de ninguém, mas quero estar lado a lado de vocês".

Sobre o homenageado
Nascido em Salvador, no dia 21 de junho de 1830, Luís Gonzaga Pinto da Gama foi um rábula, orador, jornalista, escritor e o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil. Filho de mãe negra livre e pai branco, foi feito escravo aos 10 anos, após ser vendido pelo pai, e permaneceu analfabeto até os 17 anos.

Luiz Gama conquistou judicialmente a própria liberdade e passou a atuar na advocacia em prol dos cativos e, aos 29 anos, já era considerado o maior abolicionista brasileiro. Ele foi um dos raros intelectuais negros no Brasil escravocrata do século XIX. Luiz Gama pautou sua vida na defesa da liberdade, da República e foi um ativo opositor da monarquia.

Posse da Comissão
Emocionada em seu discurso de posse, a presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial, Dandara Lucas Pinho, agradeceu a todos o integrantes do grupo de trabalho e à Diretoria da OAB-BA pelo apoio que tem sido dado à luta em defesa da igualdade racial. Ela fez questão destacar que essa luta deve seguir em frente sempre.

Confira a galeria de fotos da posse

"O racismo não dorme, não nos dá sossego e a promoção à equidade racial na política da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia tem sido o porto e o farol da Comissão de Promoção da Igualdade Racial. Nossa comissão precisa ser olhada e respeitada durante todo o ano e não apenas no novembro negro", alertou.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA