Notícias

[Em primeira solenidade de 2021, OAB-BA entrega 34 carteiras a novos advogados]

Em primeira solenidade de 2021, OAB-BA entrega 34 carteiras a novos advogados

A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (12) e foi realizada por meio virtual

Em sua primeira solenidade do ano, a OAB da Bahia entregou, nesta terça-feira (12), 34 carteiras a novos advogados e advogadas. A cerimônia, realizada por meio virtual devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, contou com as presenças do presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, da secretária-geral, Marilda Sampaio, do secretário-geral adjunto, Maurício Leahy, dos conselheiros Osvaldo Emanuel e José Gomes, e do presidente da Subseção de Ilhéus, Martone Maciel.

Responsável por saudar os novos colegas, Martone Maciel destacou que esse momento é icônico na vida de todo advogado e que o compromisso firmado com a Ordem é tão profundo que a lei estabelece que o operador do Direito só garante a sua inscrição após cumprir esse ritual. 

"Essa profissão é muito alta, pois nós defendemos direitos, mas também vidas. Devemos agir com independência e sem subordinação a qualquer autoridade e, principalmente, devemos ser agentes da paz, pois não podemos ser elementos de judicialização pura e simplesmente. Somos agentes de composição para se chegar à paz social", disse.

Para Fabrício Castro, nesse novo ciclo que se inicia é fundamental que os novos advogados e advogadas se guiem pela vocação e amor por aquilo irão fazer. Afinal de contas, cada passo dado hoje será importante para o futuro profissional. Ele convidou os colegas a refletirem sobre o que os motiva a enfrentar as dificuldades.

"Aqui tem gente que não vai seguir o Direito, tem gente que vai ser juiz, promotor, procurador e há aqueles que ficarão na advocacia. Dentro da perspectiva profissional, vocês precisam, acima de tudo encontrar a felicidade e acordar todos os dias para fazer aquilo que gosta", afirmou.