Notícias

[

"Enfrente as dificuldades fazendo o que gosta", diz Fabrício Castro

Presidente da OAB-BA falou sobre vocação e felicidade em cerimônia de entrega de carteira nesta quarta (16)

Vocação foi o tema escolhido pelo presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, em solenidade de entrega de carteira a novos advogados e advogadas. Realizada na manhã desta quarta-feira (16), a cerimônia aconteceu no auditório da seccional, na Rua Portão da Piedade.  

No discurso, o presidente ressaltou que o mais importante é encontrar a felicidade na profissão. "As dificuldades que nós enfrentamos são imensas em qualquer carreira. Mas o mais importante é que a gente enfrente as dificuldades fazendo o que gosta. Só assim seremos felizes e teremos sucesso", disse.

Também no discurso, como forma de estimular os novos profissionais, o presidente destacou que a OAB-BA tem feito um trabalho que busca melhorar a profissão, com uma luta diária em defesa das prerrogativas. 

"Temos um plantão funcionando 24h, uma Câmara de Prerrogativas. Também lutamos, diariamente, pela eficiência do Judiciário, com diversas ações instauradas no Conselho Nacional de Justiça em defesa das comarcas, luta contra o aumento de desembargadores e contra o aumento das custas. E queremos convocá-los a participarem conosco dessa luta. Vamos juntos!", conclamou.

Com referência à pintora mexicana Frida Kahlo, a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA-BA), Thaís Bandeira, oradora da cerimônia, aconselhou: "onde não puderes amar, não te demores".

"Isso serve como lição para a vida toda, inclusive para vocês que estão pegando a carteira. Se você pode amar a advocacia, amar as causas que patrocina, permaneça na profissão. Caso contrário, não te demores, porque, como diria Sobral Pinto, a advocacia não é profissão para covardes", completou.

A cerimônia contou, ainda, com o discurso do tesoureiro da Caixa dos Advogados (CAAB), Milton Jordão, que ressaltou o papel assistencialista da instituição. "Nós temos como missão cuidar do advogado e da advogada para além de sua dimensão profissional, pensando na sua família, no seu lazer e, também, em melhorar seu lado profissional", pontuou.

Agentes transformadores

Uma segunda solenidade de entrega de carteira foi realizada também na manhã desta quarta (16), no auditório da seccional. A cerimônia foi presidida pelo secretário-geral adjunto da OAB-BA, Maurício Leahy, que falou sobre a capacidade que a advocacia tem de mudar a vida das pessoas. "No momento de crise e desafio, temos que ser agentes transformadores. Dependemos muito da atitude que tomamos enquanto classe, para obtermos resultados fortes em pouco tempo. Juntos, vamos muito mais longe", disse.

O tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, fez um apresentação interna da Ordem e destacou o papel da ESA-BA para a jovem advocacia. "É uma Escola que busca auxiliar o advogado na educação jurídica. Por isso, é muito importante que vocês se aproximem da ESA e conheçam de perto o dia a dia da profissão", ressaltou.

A presidente da OAB Jovem, Sarah Barros, conclamou os advogados a participarem da Ordem, com destaque para o suporte oferecido pela OAB Jovem no início da carreira. "A gente enfrenta tantas dificuldades, tantas dúvidas no começo da profissão. Por isso, queremos convocá-los a discutir conosco os problemas que vão enfrentar no início da carreira, construindo a melhor forma de trazer conhecimento para a área", concluiu.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)