Notícias

[ESA realiza mais de 300 atividades em 2020]

ESA realiza mais de 300 atividades em 2020

Ao todo, foram 143.415 participantes nos diferentes cursos oferecidos

No atípico ano de 2020, a Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB da Bahia não parou. Com foco na preparação da advocacia para enfrentar o concorrido mercado de trabalho, a Escola realizou 306 atividades entre cursos presenciais, on-line e lives, com um total de 143.415 participantes.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, foi decretado em março o fechamento das instituições de ensino presencial. Por conta disso, foram realizados apenas quatro eventos presenciais em Salvador, com 545 inscritos, e um no interior do estado. 

A ESA, então, precisou se reinventar: todos os cursos que estavam disponibilizados em nossa plataforma on line passaram a ser oferecidos gratuitamente; começou-se um ciclo de lives pelo Instagram; em seguida, foram ofertados cursos ao vivo pelo Zoom e Youtube. Somando-se os números de cursos disponibilizados no site da instituição e as transmissões ao vivo pelo Zoom/YouTube, foram 222 cursos e eventos com 142.870 inscritos e mais 79 lives no Instagram.

Dentre outros temas, os eventos debateram matérias de grande importância, como Violência Doméstica e familiar contra a mulher; Racismo estrutural; relações trabalhistas no período de pandemia; Compliance para Escritórios de Advocacia; Criminalidade Empresarial; Mediação e Tecnologia; Petição Inicial Trabalhista; e PJE-CALC.

Segundo o presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, o grande número de atividades realizadas ao longo de 2020 e, principalmente, a adesão da classe aos cursos da ESA demonstram a valorização dessa instituição tão fundamental para afirmação da advocacia. 

"Na ESA, os advogados e advogadas, muitas vezes, preenchem uma lacuna que a faculdade não foi capaz de preencher. Nesse ano de pandemia, o trabalho desenvolvido pela Escola se mostrou ainda mais necessário uma vez que surgiram muitos temas novos para a classe e felizmente conseguimos promover uma grande difusão do conhecimento", afirmou o Presidente Fabrício Castro.

“A Escola da Advocacia conseguiu encurtar distâncias nesse período de pandemia. Capilarizamos ainda mais o conhecimento e levamos ainda mais cursos aos colegas do interior do estado. Além disso, por iniciativa da Diretora Secretária, Dra Marilda Sampaio, oferecemos um excelente curso de capacitação aos funcionários e colaboradores do sistema OAB em todo o estado. Foi um ano difícil para a advocacia, mas a ESA e a OAB buscaram tornar 2020 um ano de aprendizados e superações”, afirmou a diretora da ESA, Thais Bandeira.