[Fabrício Castro é o primeiro entrevistado do OAB na TV; assista]

Fabrício Castro é o primeiro entrevistado do OAB na TV; assista

O presidente da OAB-BA tratou de temas como piso salarial, crise no Judiciário e prerrogativas

Foi ao ar a primeira edição do programa OAB na TV. Com apresentação de Milena Barreto, o produto é resultado de uma parceria da Seccional Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil com a Fundação Paulo Jackson e a Assembleia Legislativa e vai ao ar pela TV ALBA. O primeiro entrevistado foi o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, que tratou de temas importantes para a advocacia, como piso salarial, crise do Judiciário, educação jurídica e prerrogativas da classe.

Em relação ao piso salarial, Fabrício destacou a participação da jovem advocacia nesse pleito. Ele frisou que o projeto já passou pela Procuradoria do Estado com pedido favorável e que agora a advocacia aguarda a decisão do chefe do Executivo baiano. "Governador, vamos atender esse pleito e encaminhar para o projeto para a Assembleia Legislativa poder discutir e votar o piso salarial para a advocacia", clamou Fabrício.

Prerrogativa não é benesse
Fabrício falou ainda a respeito do trabalho de defesa das prerrogativas que vem sendo desenvolvido pela Seccional, com destaque para a Câmara de Prerrogativas que agilizou o andamento dos processos e fez com que a Bahia batesse recorde nacional no número de desagravos em 2019.

"O cidadão precisa de um advogado, firme, independente, que possa olhar para os poderosos de igual para igual, por isso nós temos prerrogativas", disse o presidente da OAB-BA, que destacou ainda que outras classes profissionais, como jornalistas e magistrados, também dispõem de prerrogativas para exercerem suas atividades com independência.

Estelionato Educacional
Tema bastante debatido no mundo do Direito, sobretudo em virtude do Exame da Ordem, a qualidade do ensino jurídico também foi pauta da entrevista. Fabrício ressaltou que há um número muito grande de faculdades que não oferecem uma educação de qualidade e que isso, consequentemente, forma bacharéis inaptos para enfrentar o mercado.

"Temos uma quantidade absurda de faculdades sem condições. São instituições que praticam o que nós chamamos de estelionato educacional, porque elas prestam um serviço ruim, a pessoa se forma e não tem condições de exercer a advocacia ou qualquer atividade ligada ao Direito", disse.

A programação da TV ALBA está disponível na TV aberta, pelo canal 61.2, e nos serviços de assinatura SKY e NET, respectivamente nos canais 361.2 e 16. O OAB na TV vai ao ar toda quarta-feira, às 8h, com reprise às 13h do mesmo dia e às 8h e 14h45 do sábado. Além disso, o programa está disponível no canal do Youtube da OAB-BA.

Assista ao programa na íntegra