Homenagem a Paulo Damasceno marca entrega de carteiras da OAB

Nesta segunda-feira (1º), 96 bacharéis em Direito receberam suas carteiras da Ordem dos Advogados do Brasil, em cerimônias realizadas no auditório da OAB-BA. Em homenagem ao conselheiro seccional Paulo Damasceno, que faleceu vítima de um infarto na madrugada de domingo (31), foi respeitado um minuto de silêncio. A Seccional decretou ainda três dias de luto oficial.  O presidente OAB-BA, Fabrício Castro, chamou atenção dos novos colegas para a necessidade deles buscarem o caminho profissional que os fazem felizes. Ainda de acordo com Fabrício, as dificuldades estarão presentes em todas as áreas e estas devem ser enfrentadas. "Busquem a vocação de vocês, se ela estiver na advocacia, fiquem na profissão e encontrem a felicidade que merecem", aconselhou. Nas saudações aos advogados e advogadas, as oradoras Andréa Marques, ex-presidente da Comissão da Mulher da OAB-BA, e Thaís Bandeira, diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA), destacaram o papel da OAB e da advocacia na defesa do Estado Democrático de Direitos em nosso país, sobretudo no período do regime militar. "A decisão de ser advogado ou advogada vai além de ter uma profissão capaz de trazer conforto material. A partir de hoje, vocês são indispensáveis à sociedade e à administração da Justiça. Os advogados e advogadas são peças fundamentais para concretizar o significado da expressão Estado Democrático de Direito", afirmou Andréa Marques. "Vocês estão ingressando hoje nos quadros de uma instituição que preza pela democracia, liberdade e diretos humanos. Estão fazendo isso coincidentemente um dia após a 'comemoração' do início do regime militar de 1964", concluiu Thaís Bandeira. Na ocasião, foi exibido também um trecho do depoimento do presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, sobre o sofrimento causado pela ditadura. As solenidades contaram com as presenças do presidente Seccional, Fabrício Castro, da vice-presidente, Ana Patrícia Dantas Leão, do tesoureiro, Hermes Hilarião, da presidente da OAB Jovem, Sarah Barros, dos conselheiros Luiz Vinícius e Adilson Afonso de Castro, do presidente do Clube dos Advogados, Fernando Santos, do integrante da Comissão de Direitos e Prerrogativas Orlando Nóbrega, da conselheira seccional e diretora da ESA, Thaís Bandeira, do diretor de Planejamento da OAB Jovem, Mailson Conceição de Jesus, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Inaldo Paixão, além dos advogados Diego Vidal e Andréa Marques, ex-presidente da Comissão da Mulher da OAB-BA. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)