Notícias

Justiça Comunitária do TJMT reinicia educação continuada com novos temas

Com o objetivo de melhor capacitar os agentes comunitários do Programa Justiça Comunitária do Poder Judiciário de Mato Grosso, terá início nesta sexta-feira (06/02) o novo ciclo de educação continuada programado para o ano de 2009. A coordenadora estadual, juíza substituta de Segundo Grau, Clarice Claudino da Silva, fará a abertura do evento onde participarão agentes das Comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Chapada dos Guimarães e Cáceres. O encontro está previsto para começar às 8 horas na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, no Centro Político Administrativo, na capital.  

Nesta primeira etapa, será abordado o tema “Roda de Terapia Comunitária (TC)”, desenvolvida como instrumento de fortalecimento das relações humanas, em busca de melhorias pessoais, principalmente no que diz respeito às diferenças. A terapia comunitária é um espaço que permite construir redes sociais solidárias e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades, valorizando a prevenção. Além da Roda de Terapia Comunitária, o programa realizará outras capacitações neste ano voltadas aos agentes comunitários de Justiça e Cidadania. 

Os cursos de educação continuada são uma das estratégias utilizadas para melhor qualificar os agentes que atuam no programa Justiça Comunitária do Judiciário. Em 2008, foram realizadas várias etapas de qualificação, que tiveram como metas aprimorar os conhecimentos sobre assuntos relacionados ao cotidiano dos agentes e melhorar o desempenho destes junto à sociedade. Foram ministradas palestras com a participação de profissionais de entidades parceiras como a Universidade Federal de Mato Grosso, Defensoria Pública do Estado e servidores do próprio TJMT, que abordaram assuntos como noções Direito do Trabalho, do Consumidor, Direito Penal, Familiar e violência doméstica contra a mulher.