Notícias

[Luiz Viana recebe título de Cidadão de Paulo Afonso]

Luiz Viana recebe título de Cidadão de Paulo Afonso

Realizada no Plenário da Câmara Municipal do município, solenidade contou com a presença de advogados, juristas e familiares do vice-presidente da OAB Nacional

O ex-presidente da OAB-BA e atual vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz, recebeu o Título de Cidadão Pauloafonsino na última sexta-feira (1º/11). Realizada no Plenário da Câmara Municipal de Paulo Afonso, a solenidade contou com a presença de advogados, juristas e familiares de Viana. A condecoração foi proposta pelos vereadores Pedro Macário Neto e Jean Roubert Felix Netto.

Emocionado, Luiz Viana disse que o título representa uma homenagem à advocacia baiana. "Sinto-me extremamente honrado com o título de cidadão pauloafonsino. Trata-se de homenagem à advocacia baiana. Agradeço de coração a todos os vereadores, especialmente a Pedro Macário Neto e Jean Roubert Felix Netto", afirmou.

Ainda no discurso, o vice-presidente da OAB Nacional citou o poeta Manoel de Barros ao dizer que aprendeu a gostar das "coisinhas da terra". "Agora sou da terra de Paulo Afonso", completou.

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, enalteceu a iniciativa da Câmara Municipal em homenagear Viana. “A Câmara está de parabéns por esta homenagem ao nosso eterno presidente. É um reconhecimento pelos excelentes serviços prestados à sociedade e pelo comprometimento com a advocacia baiana e brasileira ”, reforçou.

O vereador Jean Roubert destacou a importância do vice-presidente da OAB Nacional para a advocacia brasileira. “Luiz Viana  é uma pessoa isenta de críticas, por conta de seu caráter. É um dos homens mais dignos da advocacia baiana e nacional. Essa homenagem é uma das mais justas e mais merecidas que esta Casa já fez”, ressaltou.

Estiveram presentes conselheiros estaduais, representante do grupamento de Bombeiros Militares, Igor Montalvão representando o prefeito do município e o juiz Rosalino dos Almeida. A sessão foi presidida pelo vereador Pedro Macário Neto.

Luiz Viana

Nascido no Rio, Luiz Viana foi ainda criança, conforme suas palavras, para a “terra dos orixás”. Descendente de dois ex-governadores da Bahia, o bisavô Luiz Viana e o avô Luiz Viana Filho, ele esteve à frente da OAB-BA por dois mandatos consecutivos.

Com mais de 30 anos de advocacia, Viana é procurador do Estado da Bahia, formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e exerce a advocacia privada na Bahia e em Brasília. Mestre em Direito Público pela UFPE, pós-graduado em Direito Eleitoral pela UFBA, pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela UFMG, também é professor de Direito da Universidade Católica do Salvador (licenciado).