[No Bahia Notícias: Após decisão do CNJ, TJ-BA reverte desativação de 18 comarcas no interior]

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) reverteu a desativação de comarcas do interior de entrância inicial, a partir de uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), proferida em setembro deste ano (veja aqui). No ato que determina a reversão da desativação, é dito que a medida visa “garantir a regular prestação jurisdicional”.

Saiba mais: http://www.oab-ba.org.br/noticia/apos-ingresso-da-oab-ba-em-acao-cnj-suspende-desativacao-da-comarca-de-maragogipe

Com a reversão, os processos digitais de competência das comarcas desativadas, distribuídos para as comarcas agrupadoras, deverão ser transferidos para as comarcas de origem. Os processos físicos encaminhados ao TJ-BA, para fins de digitalização, deverão ser remetidos para as comarcas de origem. O ato de reversão não havia sido publicado antes por uma expectativa de modificação da decisão do CNJ, o que não ocorreu nos últimos meses. O ato de reversão é assinado pelo presidente interino do TJ, desembargador Augusto Lima Bispo e pelos corregedores Lisbete Teixeira e Salomão Resedá.

Em julho deste ano, o TJ-BA decidiu desativar 18 comarcas de entrância inicial (saiba mais). A decisão motivou a abertura de pedidos de providência no CNJ por prejudicar a população baiana no acesso à Justiça. Na época, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB) iniciou uma campanha pela valorização da Justiça de 1º Grau.

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA