OAB da Bahia entrega carteiras a 77 novos advogados

Na manhã desta quinta-feira (20) a OAB da Bahia entregou carteiras da OAB a 77 novos advogados de Salvador. A solenidade aconteceu no auditório da seccional e reuniu parentes, amigos e familiares dos bacharéis em direito. A mesa alta da solenidade foi composta pelo presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana, Ana Luisa Reis, membro do Conselho Consultivo de Jovens Advogados, Ana Paula Mendonça, chefe de gabinete da OAB, Milton Pedreira, Iran Furtado e Fabricio Figueiredo, membro da Comissão de Direitos Humanos. Após a execução do hino nacional, o advogado e professor de Direito Iran Furtado fez a saudação aos profissionais.

O advogado e professor Iran Furtado usou o mito do herói grego Teseu, que enfrentou e venceu o Minotauro - monstro metade homem, metade touro - para falar do papel dos advogados e da OAB na sociedade e no Estado democrático de direito. "Hoje, a Ordem dos Advogados do Brasil, na pessoa de seu presidente Luiz Viana, fez a mesma coisa que Ariadne fez com Teseu. Os senhores receberam suas habilitações da Ordem e partirão para um mundo de minotauros. Os senhores receberam o novelo de lã e a espada poderosa e serão jogados no labirinto. E terão medo, como Teseu teve. A verdade é que um Minotauro morreu, mas muitos ainda andam por ai, travestidos de juízes corruptos, advogados lenientes, promotores omissos, servidores inescrupulosos, autoridades do executivo, legislativo e judiciário que avançam no patrimônio, no direito e na felicidade das pessoas, frustram as liberdades individuais, desrespeitam a constituição e a democracia", comparou.

"Então, meus doutores, com sua coragem, com sua juventude, com a espada e o fio de lã, a sociedade tem esperança que os senhores entrem lá e os enfrentem. São vocês, e serão vocês, que falarão quando os que devem falar se calarem. São vocês e serão vocês que gritarão nosso protesto, serão voces que, a partir de hoje, levantarão e conduzirão a espada poderosa que é bandeira da nossa esperança. É este o papel que a Ordem dos Advogados tem como dever constitucional, é isso que ela tem feito, é isso que a sociedade espera dos senhores", completou.

A leitura do Compromisso do Advogado foi feita pela bacharel Amanda Caxico de Amorim.

O presidente Luiz Viana encerrou a cerimônia citando Ruy Barbosa, patrono da advocacia brasileira: "Medindo de perto os grandes e os fortes, achei-os menores e mais fracos do que a justiça e o direito." E completou: "Nós da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia estamos olhando para os poderosos de frente e de perto. Eles são menores do que a justiça e muito menores que a democracia".