[Nota de pesar pelo falecimento de Luiz Flávio Gomes]

Nota de pesar pelo falecimento de Luiz Flávio Gomes

A Comissão de Direito Criminal da Seccional Baiana da Ordem dos Advogados do Brasil, através de sua presidente vem, por meio desta nota, externar o seu pesar em virtude do falecimento de um dos grandes e valorosos membros da comunidade jurídica brasileira.

Na manhã de hoje (01/04/2020), recebemos consternados a notícia do falecimento do professor e Deputado Federal Luiz Flávio Gomes. O professor LFG teve uma brilhante trajetória, passando pela polícia civil, Promotoria de Justiça e Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo,  posteriormente ingressando na advocacia. Foi no magistério, talvez,  o seu maior destaque profissional, sempre inspirando e marcando várias gerações de penalistas, difundindo conhecimento, tendo sido o primeiro presidente do IBCCRIM. Sempre atuando de forma incisiva, mas respeitosa, buscou a melhoria e fortalecimento do Estado Democrático de Direito sem nunca perder vista os seus ideais e valores.

Sua rede de ensino com certeza é uma marca indelével da contribuição do professor Luiz Flávio Gomes; sua atuação na Câmara dos Deputados é também um signo do seu comprometimento com a melhora da sociedade brasileira e todos os profissionais do Direito que puderam usufruir dos ensinamentos do professor Luiz Flávio, em sala de aula ou fora dela, levarão à frente o seu legado.

Nestes tempos difíceis, mesmo enfrentando uma severa patologia, o professor LFG se fez sempre presente publicamente, externando veementemente seus posicionamentos e reafirmando o seu compromisso enquanto representante popular democraticamente eleito.

Assim, a Comissão de Direito Criminal da OAB/BA manifesta seus pêsames por esta grande perda e oferece as mais sinceras condolências à profa. Alice Bianchini e demais familiares do professor Luiz Flávio Gomes, se juntando a toda comunidade jurídica brasileira que hoje se encontra em luto, na certeza de que o seu legado será levado adiante e perdurará.

Fernanda Ravazzano Lopes Baqueiro
Presidente da Comissão de Direito Criminal da OAB-BA