[Nota de pesar pelo falecimento de Luiz Vianna Neto]

Nota de pesar pelo falecimento de Luiz Vianna Neto

A OAB da Bahia comunica, com profundo pesar, o falecimento do advogado, professor de Direito, empresário e político Luiz Vianna Neto (OAB 1449), 88 anos, ocorrido nesta sexta-feira (13) em Salvador, ao tempo em que se solidariza com familiares, amigos e colegas enlutados. Luiz Vianna Neto foi deputado federal por quatro mandatos, senador e vice-governador da Bahia entre 1979 e 1983 e era filho de Luís Viana Filho, ex-governador da Bahia, e de Julieta Pontes Viana e tio de Luiz Viana Queiroz, ex-presidente da OAB da Bahia e ex-vice-presidente da OAB Nacional.

O sepultamento acontece neste sábado (14), às 15h, no Cemitério Campo Santo, em Salvador.

Biografia - Advogado com bacharelado em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1955 e doutor em Direito pela Universidade de Paris em 1957, Luiz Vianna Neto foi professor na instituição onde se formou. Empresário da construção civil e das comunicações, filiou-se à ARENA e foi eleito deputado federal em 1966, contudo pouco exerceu o mandato por ter assumido a Secretaria de Assuntos Municipais e Serviços Urbanos quando seu pai governava a Bahia (1967-1971).

Luiz Vianna Neto também já foi Diretor do Banco do Estado da Bahia no primeiro governo Antônio Carlos Magalhães foi eleito deputado federal em 1974 e foi escolhido vice-governador do estado quando Magalhães retornou ao Palácio de Ondina por indicação do presidente Ernesto Geisel em 1978.

Restaurado o pluripartidarismo no governo João Figueiredo, ingressou no PDS e foi eleito suplente de seu pai nas eleições para o Senado Federal em 1982. Antes das eleições de 1986 rompeu com seus tradicionais aliados e colaborou com a vitória de Waldir Pires para governador da Bahia sendo que Luís Vianna Neto foi eleito deputado federal pelo PMDB. Assumiu o mandato de senador após a morte de seu genitor em julho de 1990 e naquele mesmo ano foi reeleito para o seu quarto mandato de deputado federal ao longo do qual migrou para o PFL.