Notícias

[Nota de repúdio a agressões de Secretário de Saúde do Estado contra a empresária Preta]

Nota de repúdio a agressões de Secretário de Saúde do Estado contra a empresária Preta

A Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA e a Comisão da Mulher Advogada da OAB-BA repudiam as agressões perpetradas pelo secretário de saúde do estado contra a empresária Angeluci Figueiredo, a Preta. Utilizando-se de aplicativo de mensagens, o referido agente público destilou machismo e misoginia contra uma mulher, negra, trabalhadora, ofendendo-a na sua honra, proferindo palavras de baixo calão e ameaças de exposição pública.

Angeluci Figueiredo é uma empresária respeitada no meio culinário nacional e internacionamente, e desfruta da admiração dos maiores chefes de cozinha do Brasil e do mundo, mas, por motivos alheios à sua vontade, necessitou cancelar reservas para o dia de domingo, onde eram esperados clientes, inclusive o secretário Fabio Vilas Boas e amigos.

Devido ao mau tempo, a capitania dos portos suspendeu a navegação na Bahia de Todos os Santos, e, por precaução, a empresária comunicou o cancelamento das reservas, lamentando inclusive o prejuizo que teria com o cancelamento.

Toda a situação em torno da ofensa, constrange não apenas Angeluci Figueiredo, mas também a toda sociedade, além de ganhar contornos ainda mais explícitos pela clara certeza de impunidade que motiva o agressor, que não se melindrou em ofender uma mulher negra, empresária, com demonstração explícita de preconceito e violência, revestidos por uma aura de superioridade por ser homem branco, de família tradicional além de estar ocupando cargo de expressão política no estado.

O machismo continua sendo uma mazela a ser combatida no nosso país, não podemos permitir que mulheres, sejam elas empresárias ou não, continuem a ser expostas pela violência de gênero e de raça. Todas as mulheres têm o direito de serem respeitadas em sua dignidade, sua integridade moral e física e de não serem expostas a nenhum tipo de ataque, especialmente por parte daqueles sobre os quais recai um dever funcional de proteção social.

Nesse sentido, a Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher e a Comissão da Mulher Advogada da OAB-BA repudiam as agressões perpetradas pelo Secretário de Saúde, Sr. Fábio Vilas Boas, conclamando o poder executivo estadual a adotar medidas administrativas compatíveis com a gravidade dos fatos.

Renata Deiró
Presidenta da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA

Daniela Portugal
Presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB-BA