[

"O advogado carrega consigo a responsabilidade de defender o outro", afirma André Sturaro

O presidente eleito da ABAT participou hoje de uma entrega de carteiras na OAB-BA

A Diretoria da OAB-BA realizou, nesta segunda-feira (16), mais uma entrega de carteiras por solenidade virtual. A medida é um cuidado adotado em função da pandemia do novo coronavírus. Na solenidade de hoje, estiveram presentes o presidente da Seccional, Fabrício Castro, o secretário-geral adjunto, Maurício Leahy, além do presidente eleito da ABAT, André Sturaro.

Responsável por saudar os novos colegas, Sturaro destacou que a ABAT é uma entidade parceira da Ordem na defesa da advocacia e que para ele foi uma grande honra poder compartilhar esse momento com os mais novos advogados e advogadas do estado. "Talvez este seja um dos dias mais importantes da nossa vida profissional. Por conta desse momento tão representativo, a distinção de estar falando para vocês é ainda maior", disse.

Sturaro destacou ainda que a advocacia é uma das mais belas e importantes profissões, pois ela permite falar pelo outro e representar o outro. "Lembrem-se que carregarão consigo uma grande missão e uma grande responsabilidade que é a defesa do outro dentro dos limites éticos. O advogado não julga, ele defende. Mas o ato da defesa, antes de mais nada, é uma opção. Essa opção é pressuposto da liberdade inerente do exercício da advocacia", afirmou.

O presidente Fabrício Castro frisou que esta cerimônia marca o fechamento de um ciclo menor e o início de um ciclo maior. "Hoje, vocês iniciam uma nova fase que é a carreira profissional e as pessoas, muitas vezes, procuram uma carreira buscando atingir um sucesso profissional e financeiro, mas o que vai garantir a felicidade de vocês é trabalhar em algo que vocês gostem", alertou.

Fabrício convidou a todos a unirem forças com a Ordem e fazer essa instituição cada vez mais forte. "A OAB está aberta para quem quiser participar. Temos mais de 80 comissões, vivemos um momento difícil do Brasil em todos os aspectos, mas nós temos um compromisso com a advocacia e com a sociedade que vivemos. A OAB é uma entidade muito forte e o que faz essa instituição forte é a presença e o apoio da advocacia", concluiu.