Notícias

[OAB-BA, ABAT e TRT5 discutem retomada da Justiça do Trabalho]

OAB-BA, ABAT e TRT5 discutem retomada da Justiça do Trabalho

Atendimento remoto do tribunal também esteve em pauta

A retomada da Justiça do Trabalho foi discutida pela OAB da Bahia, Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (ABAT) e Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), em reunião virtual realizada na tarde desta quinta (18).

O presidente da Seccional, Fabrício Castro, o presidente da ABAT, André Sturaro, e o vice da associação, Rodrigo Olivieri, levaram ao vice-presidente do TRT5, Jéferson Muricy, e a um grupo de servidores do tribunal relatos de preocupação com o funcionamento do TRT.

O presidente Fabrício disse que entende e apoia as medidas de contenção da pandemia, mas destacou a necessidade de avançar no funcionamento presencial de todas as Comarcas. "Compreendemos que o momento exige cuidado, mas é preciso que o TRT analise soluções que possam contemplar as necessidades da advocacia", observou. 

Apesar de classificar como "tímidas" as medidas de retomada do tribunal adotadas até agora, André Sturaro disse que o momento requer prudência. "Entendemos que as medidas foram tímidas, porém, nesse momento de recrudescimento da contaminação e das taxas de ocupação dos leitos, precisamos ter cautela", pontuou.

Atendimento remoto

Diante da dificuldade de retorno das atividades presenciais, o atendimento remoto do TRT também foi levantado de forma preocupante pelos representantes da advocacia.

Segundo Fabrício, a comunicação com TRT5 tem sido difícil, seja pela internet ou telefone. "Recebemos queixas diárias de advogado que não consegue ser atendido. Se o atendimento de forma remota funcionar e for fiscalizado, boa parte dos problemas está resolvida, porque a demanda presencial vai diminuir muito", justificou.

Sturaro também destacou a importância da melhoria no atendimento remoto. "É uma questão que precisa ser resolvida, principalmente no interior. Trata-se de uma atividade essencial. Os advogados estão passando fome", ressaltou.

Diante dos pleitos, o TRT5 se comprometeu a analisar a participação da advocacia nos comitês que definem a retomada das atividades presenciais e disse que não economizará esforços para melhorar o sistema de comunicação com a classe.