Notícias

OAB-BA adere campanha em defesa da Bacia do São Francisco

A OAB-BA, através das comissões de Responsabilidade Social e de Proteção do Rio São Francisco, é mais uma organização que uniu forças à campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, cuja finalidade é chamar a atenção para os graves problemas enfrentados pelo Rio e sua Bacia e a necessidade de revitalização.
 
A ação é uma iniciativa do Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF), do qual a Seccional já é parceira e integra a equipe da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). A FPI promove ações educativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sobrevivem da Bacia do São Francisco.

O presidente da Comissão de Proteção do Rio São Francisco, José Gomes, destacou que a OAB-BA é pioneira na defesa do Rio, com a criação da comissão ainda na gestão do ex-presidente Luiz Viana. Ele ressaltou que a Ordem tem capacidade organizacional para compor todas as partes envolvidas na defesa da Bacia.

"A OAB trata das populações ribeirinhas, mas também dos produtores rurais porque não podemos esquecer que esse Rio serve à produção nacional. Nós conclamamos todos pela defesa da Bacia do São Francisco", frisou José Gomes.

A presidente da Comissão de Responsabilidade Social, Roberta Casali, destacou que a OAB-BA vem se antecipando no que diz respeito à defesa das causas ambientais. Ela relembrou que entre os dias 12 e 17 de maio deste ano esteve presente na 43ª edição da FPI. "Sempre fomos celeiro de importantes iniciativas na seara ambiental", frisou.

Entre os dias 31 de maio e 05 de junho, o projeto “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico” desenvolveu atividades culturais, educacionais e de conscientização ambiental nas cidades de Pão de Açúcar (AL), Juazeiro (BA), Bom Jesus da Lapa (BA) e Três Marias (MG).

Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco
Foi instituído pelo CBHSF o dia 03 de junho como Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. A criação da data comemorativa próxima ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) foi uma forma de marcar para sempre a importância do Rio na vida de milhares de brasileiros e contribui para mobilizar a sociedade em prol de sua revitalização.