Notícias

[OAB-BA capacita advogados idosos em peticionamento eletrônico]

OAB-BA capacita advogados idosos em peticionamento eletrônico

O curso é uma iniciativa da Comissão do Advogado Idoso e da ESA

No último sábado (23), teve início a primeira edição do curso de Peticionamento Judicial Eletrônico (PJe) para advogados e advogadas idosos. Com carga horária total de 16 horas, a capacitação foi uma iniciativa da Comissão do Advogado Idoso em parceria com a ESA e visa fortalecer a inclusão dos operadores do direito com mais idade no mercado.

A presidente da Comissão do Advogado Idoso da OAB-BA, Dora Zalcbergas, conta que é da maior importância a Seccional trabalhar a inclusão digital. Ela agradeceu o apoio da Diretoria e todos os envolvidos para que iniciativa tivesse êxito.

"Com o advento do PJe, os advogados antigos que não foram acostumados a peticionar dessa forma têm muita dificuldade, diferentemente dos jovens que já ingressaram na carreira com esse novo sistema. Então é muito importante capacitar esses colegas", explicou.

De acordo com o tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião, o curso demonstra que a instituição pertence a toda advocacia. "Hoje temos pautas voltadas para jovens, mulheres, negros e temos que ter uma atenção muito especial para os advogados idosos que fazem parte da história da OAB", disse.

O professor Adriano Dórea, que ministrou a aula, conta que a iniciativa é boa para toda a classe. "Ao fomentar esses cursos, a OAB-BA só tende a fortalecer a advocacia uma vez que capacita o advogado que já está com uma idade mais avançada", disse.

A diretora suplente da CAAB, Kátia Norberto, relembra que a demanda surgiu de uma pesquisa feita pela Caixa de Assistência onde os advogados idosos solicitaram o curso de PJe. "Esse é um projeto piloto aqui em Salvador e que vai ser levado também para o interior do estado", disse. 

As próximas aulas do primeiro curso de Peticionamento Judicial Eletrônico (PJe) para advogados e advogadas idosos acontecerão nos dias 30/11 e 07 e 14/12, sempre das 8h30 às 12h30, na Sala Meu Escritório (Campo da Pólvora).

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA