Notícias

OAB-BA debate “Constelação e Resolução de Conflitos”

Como parte da programação comemorativa ao Mês do Advogado, a OAB da Bahia, por meio da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), promoveu o seminário “Constelação e Resolução de Conflitos”. Com o auditório da ESA lotado, o evento foi realizado na tarde da última quarta-feira (16) e teve como objetivo discutir a constelação como alternativa à judicialização na solução de conflitos.

“Esse evento foi de extrema importância, porque debateu uma forma nova de resolução de conflitos, a constelação, que é um formato de medição e que é importante que o advogado o conheça. Ele precisa saber que nem tudo tem que ser judicializado, o que não esvazia o seu trabalho. Ao contrário, é mais uma vertente do nosso trabalho”, destacou a diretora-geral da ESA, Thaís Bandeira.

Para a advogada colaborativa e mediadora extrajudicial Fabiana Garcia “a principal importância do debate foi a ratificação do papel da OAB na capacitação da advocacia no novo cenário de solução de conflitos”. “Muito se fala sobre o afogamento do judiciário e que a advocacia não tem feito seu papel em um contexto de mudança social, quando, na verdade, há um empenho real e efetivo da nossa entidade de classe de mostrar, sim, que a advocacia tem um papel relevante de pacificação social”, destacou.

A mediadora extrajudicial e estudiosa em “Constelações Sistêmicas Aplicadas à Resolução de Conflitos”, Karla Menezes afirmou que “é importante para os advogados conhecerem o tema, mesmo que decidam não usá-lo no seu cotidiano”. “Por ser uma ferramenta muito útil dentro da mediação e resolução de conflitos, é preciso saber, pelo menos, do que trata a constelação. E a ESA abrir suas portas para permitir o debate foi a melhor experiência que vivenciei até agora na Semana do Advogado”, concluiu.