[OAB-BA divulga vencedores do Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho]

OAB-BA divulga vencedores do Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho

Cerimônia foi realizada virtualmente pela plataforma Zoom e transmitida ao vivo pelo YouTube

A OAB da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (16), os vencedores do Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho, em cerimônia realizada virtualmente pela plataforma Zoom e transmitida pelo YouTube.

Criado em homenagem ao advogado, jornalista e escritor Barbosa Lima Sobrinho e reativado pela Resolução nº. 011/2020, o prêmio contemplou os melhores trabalhos produzidos sobre o tema "Liberdade de Imprensa e Democracia", veiculados no período de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2020.

"Não há democracia sem imprensa livre. A defesa da liberdade de imprensa é uma realidade na nossa seccional e em todas as 36 subseções e, este ano, decidimos dedicar, também, o prêmio Barbosa Lima Sobrinho ao tema e destacar o trabalho de jornalistas que nos ajudam a construir uma sociedade justa e democrática", ressaltou o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro.

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, disse que "aqueles que fabricam e disseminam fake news não são jornalistas". "Os que merecem nosso aplauso e apoio são os que contribuem para obtenção da informação adequada para nosso conhecimento pessoal", disse.

O presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques, descreveu a OAB-BA como aliada da Imprensa livre e ressaltou a importância da mobilização das instituições no desafio de defender a democracia brasileira, "tão jovem e tão vilipendiada nos últimos anos".

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA, Jerônimo Mesquita, destacou o papel da seccional em um momento de dificuldade para a democracia brasileira. "A OAB se coloca claramente em defesa dos direitos humanos e liberdade de imprensa, defendendo o jornalista no seu papel de informar a sociedade", disse.

Jornalistas premiados

Os prêmios foram anunciados nos valores de R$ 5.000 e R$ 3.000, primeiro e segundo colocados, respectivamente. Na categoria "Fotografia", o vencedor foi Tiago Caldas, com o trabalho "Ameaçaram me matar com a arma na cabeça”, veiculado no Correio 24h. A matéria conta com imagens que captam momentos de angústia e revolta em um caso de racismo envolvendo o estudante Gabriel Silva Santos, 23 anos, acusado de extorsão.

O segundo lugar da categoria foi para “Fé renovada”, trabalho do repórter fotográfico da Tribuna da Bahia, Romildo de Jesus, que retrata a emoção na cerimônia de canonização de Santa Dulce.

Na categoria "Impresso", o vencedor foi o jornalista Bruno Luiz, com o trabalho “Crianças são levadas à escola em ‘paus de arara’”. Veiculada no A Tarde, a matéria retrata o descaso no transporte de estudantes da zona rural do município de Pilão Arcado, localizado no Norte baiano, a 832 km de Salvador. Não houve segundo colocado na categoria.

O jornalista Alexandre Lyrio levou o primeiro lugar da categoria "Web", com “Livre para ter mil e uma caras”. A matéria foi veiculada no Correio 24h e abordou o caso do ex-traficante Anderson Luiz Moreira, que mudou de nome para Adson Moreira de Menezes e virou advogado e comerciante na Bahia.

Em segundo lugar, ficou a jornalista Cláudia Mariana Cardozo, com a série "Mordaça no TJ-BA" composta pelas matérias “Para evitar boatos, TJ-BA vai monitorar redes sociais e equipamentos de juízes e servidores”, “Sinpojud diz que decreto do TJ-BA ameaça liberdade de expressão de servidores” e “TJ-BA suspende decreto após desembargadores acusarem ‘censura prévia’ e ‘mordaça’”, todas veiculadas no Bahia Notícias.

Lista de vencedores:

Fotografia:

1º lugar: Tiago Caldas. Trabalho: “Ameaçaram me matar com a arma na cabeça” - Correio 24h

2º lugar: Romildo de Jesus. Trabalho: “Fé renovada” - Tribuna da Bahia

Impresso:

1º lugar: Bruno Luiz. Trabalho: “Crianças são levadas à escola em ‘paus de arara’” - A Tarde

(Não houve segundo lugar)

Web:

1º lugar: Alexandre Lyrio. Trabalho: “Livre para ter mil e uma caras” - Correio 24h

2º lugar: Cláudia Mariana Cardozo. Trabalho: Série Mordaça no TJ-BA composta pelas matérias “Para evitar boatos, TJ-BA vai monitorar redes sociais e equipamentos de juízes e servidores”, “Sinpojud diz que decreto do TJ-BA ameaça liberdade de expressão de servidores” e “TJ-BA suspende decreto após desembargadores acusarem ‘censura prévia’ e ‘mordaça’” - Bahia Notícias