Notícias

[OAB-BA e Faculdade de Direito da UFBA fecham parceria para restaurar livros]

OAB-BA e Faculdade de Direito da UFBA fecham parceria para restaurar livros

Obras começaram a ser restauradas na semana passada por estudantes contratados pela OAB-BA do curso de Restauração do ICEIA

Uma parceria firmada entre a OAB da Bahia e a Faculdade de Direito da UFBA (FDUFBA) está viabilizando a restauração de centenas de livros da seccional. As obras começaram a ser restauradas na semana passada por estudantes contratados pela OAB-BA do curso de Restauração do ICEIA (Instituto Central de Educação Isaías Alves).

Segundo a coordenadora do Memorial da FDUFBA, Maria Solenar Nascimento, além de otimizar o espaço de guarda do material, a parceria valoriza o ICEIA e ajuda a remunerar seus estudantes. "É a primeira vez que estagiários de restauração do Instituto fazem um trabalho de suporte documental de forma remunerada. Então essa parceria abriu espaço para esses estudantes e ajudou a divulgar a existência de um curso ainda desconhecido pela população", destacou.

A restauração dos livros é uma das ações desenvolvidas pelo programa de gestão documental da OAB-BA, que inclui a organização de todo o acervo textual, iconológico e digital produzido e acumulado pela seccional ao longo de sua história. 

Além dos livros, o levantamento e diagnóstico do acervo permitiu a listagem de cerca de uma tonelada de documentos produzidos pela seccional entre 1982 a 2003, que serão descartados.