OAB-BA entrega carteiras da Ordem a 39 advogados e advogadas

A OAB-BA entregou, nesta quinta-feira (25), carteiras de advogados e advogadas a 39 bacharéis de Direito. A cerimônia aconteceu no auditório da Seccional e contou com as presenças do secretário-geral adjunto, Maurício Leahy, do tesoureiro, Hermes Hilarião, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, do desembargador Sérgio Cafezeiro, dos conselheiros seccionais Tamíride Monteiro, Zé Gomes e Adilson Afonso de Castro, do diretor de planejamento da OAB Jovem, Mailson de Jesus, e da representante da Escola Superior da Advocacia (ESA) Juliane Facó.
Responsável por presidir a solenidade, Maurício Leahy destacou que a entrega de carteira é um ato especialíssimo. "Olho para cada um dos senhores e me lembro exatamente o que senti quando estava sentado aí. Eu quero parabenizar também os pais e familiares por essa conquista, porque ela não é algo isolado, estamos falando de uma trajetória de anos", disse.
Em sua saudação, Tamíride Monteiro ressaltou que a advocacia está voltada para o mundo tecnológico e que isso exige da classe um esforço para se manter atuante. "É uma profissão onde não há rotina, existe sempre algo novo e vocês vão se deparar com a tecnologia no campo do Direito", afirmou.
Ela destacou ainda os benefícios que vêm sendo implementados em todas as instâncias que compõem o sistema OAB, como a ESA e a CAAB, com o objetivo de melhorar o dia a dia da classe. "Essa Casa abriu as portas para a advocacia, na gestão de Luiz Viana, e hoje está ainda mais atuante. Por isso que eu convido vocês a lutarem junto conosco para fortalecer ainda mais a classe", disse.
Defesa da classe
O tesoureiro Hermes Hilarião, assim como os demais membros da mesa, fez questão de ressaltar a atuação firme do desembargador Sérgio Cafezeiro na defesa da advocacia junto ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). De acordo com Hermes, a presença de Cafezeiro no Tribunal traz esperança para a advocacia.
"A sua atuação junto ao TJBA enche os nossos corações de esperança e nos orgulha de saber que colocamos nos Tribunal um verdadeiro representante da advocacia. Eu vi hoje a sua emoção durante a entrega das carteiras e sei que é com esta mesma emoção que você defende a nossa classe", disse.
Benefícios
Na cerimônia, foram apresentados alguns dos benefícios que a CAAB e a ESA proporcionam à advocacia. O presidente da Caixa, Luiz Coutinho, falou a respeito do serviço de vans, assistência odontológica, hotel de trânsito, do Meu Escritório, dentre outras ações. Os jovens advogados receberam ainda o token do certificado digital e o cartão da CAAB, que oferece desconto em cerca de 1800 postos de serviços, entre escolas, bares, restaurantes, hotéis, dentre outros.
Em relação à ESA, Juliane Facó destacou que a Escola cumpre a missão de trabalhar na capacitação e desenvolvimento profissional dos advogados e advogadas. "A OAB se preocupa com a formação dos advogados e nossa gestão dá prioridade à jovem advocacia, pois vocês são o futuro da profissão", disse.
OAB Jovem
O diretor de planejamento do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), Mailson de Jesus, deu boas vindas aos novos colegas e convidou a todos para a cerimônia de posse da nova gestão, que acontece nesta quinta-feira (25), às 18h, no  auditório do Salvador Trade Center. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)