Notícias

OAB-BA inaugura parlatórios e sala da advocacia na Penitenciária Lemos Brito

A OAB-BA inaugurou, nesta terça-feira (14), os parlatórios e a sala dos advogados da Penitenciária Lemos Brito. As obras têm por finalidade oferecer melhores condições de trabalho aos advogados e advogadas que atuam na unidade e, com isso, aprimorar a prestação do serviço jurisdicional.
Estiveram presentes na inauguração o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, a vice-presidente, Ana Patrícia Dantas Leão, o diretor-tesoureiro, Hermes Hilarião, o secretário-geral adjunto, Maurício Leahy, o presidente da Comissão Especial de Sistema Prisional e Segurança Pública, Marcos Melo, o secretário de Administração Penitenciária da Bahia (SEAP), Nestor Duarte, e a diretora do presídio feminino, Karina Moitinho. 
De acordo com o presidente da OAB-BA, em um momento de constante ataque aos direitos humanos, é ainda mais importante valorizar a figura do advogado criminal. "É muito importante nós termos esses parlatórios e essa sala da advocacia. Esse é um ato perene porque essas obras entregues hoje ficarão durante muito tempo para atender o cidadão que está preso, as suas famílias e, especialmente, a advocacia que poderá prestar um serviço muito melhor", disse Fabrício Castro.  Marcos Melo também destacou a importância dos novos espaços. "O parlatório e a sala do advogado, hoje inaugurados, representam indubitavelmente mais um avanço da atual gestão e uma grande conquista para a advocacia criminal, que agora terá à sua disposição espaços dignos para a comunicação com as suas clientes e para o exercício do seu mister, que é indispensável a administração da justiça", disse. Ainda segundo Marcos, a comunhão entre a SEAP e a OAB só tem a beneficiar os atores do sistema prisional e indiretamente a sociedade. "Temos a certeza que em breve traremos ainda mais novidades para a classe", completou.
A diretora Karina Moitinho reforçou a importância de se oferecer melhores condições aos advogados e advogadas criminais. "Nós precisamos nesse momento em que a acusação é tão privilegiada e a defesa tão criticada fazer esse contramovimento e essas obras inauguradas hoje são a materialização desses esforços".
O secretário Nestor Duarte agradeceu o apoio que tem recebido na OAB-BA no trabalho de melhoria das condições dos presídios. Ele expressou o desejo da pasta de estreitar cada vez mais os laços com a Ordem e citou a participação da Seccional no programa Pacto Pela Vida. "Temos a representação da OAB nesse programa onde discutimos segurança pública e prisional para que possamos, pelo diálogo, melhorarmos cada vez mais esses dois pontos tão importantes", concluiu. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)