Notícias

OAB-BA lança campanha de combate a assédio contra mulher no Carnaval

Assédio atinge 37% das mulheres no Brasil. O dado é do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que divulgou levantamento com entrevistas feitas no ano passado. Ainda segundo o estudo, o grupo mais vulnerável está entre os 16 e 24 anos, com 66% das mulheres atingidas nessa faixa etária, seguido do grupo de 25 a 34 anos (54% de recorrência) e de 35 a 44 anos (33%).
Para combater números como este, as Comissões de Proteção aos Direitos da Mulher e da Mulher Advogada da OAB-BA lançaram uma campanha direcionada ao Carnaval, período em que a importunação e assédio contra a mulher são ainda mais comuns. Representantes das comissões percorrerão os principais circuitos da folia, levando informação e orientação à população.
“Nosso objetivo é conscientizar homens e mulheres não só no sentido de repreender práticas abusivas, mas estimular a mudança de cultura e ações educativas”, explicou a presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, Renata Deiró. Para Daniela Portugal, presidenta da Comissão da Mulher Advogada, “é muito importante que ações como esta ocorram no Carnaval, na tentativa de impedir que o número de práticas abusivas aumente”. “Importunação é crime e deve ser garantida ampla proteção às vítimas”, concluiu.