Biografia de Dom Pedro Casaldáliga será lançada em Salvador

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA , o Grupo Tortura Nunca Mais, a Associação de Advogados e Advogadas Pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) e a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) promovem o lançamento do livro “Um Bispo Contra Todas as Cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga”. Aberto ao público, o evento será realizado no dia 18 de julho de 2019, às 18h30, no Museu de Arte da Bahia. O evento contará ainda com uma roda de conversa e sessão de autógrafos com a autora Ana Helena Tavares, que mantém o Blog Quem Tem Medo de Democracia. As seguintes entidades apoiam o lançamento: Cáritas Brasileira, Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Memorial Marighella Vive, Rede Jubileu Sul Brasil (RJS), Conselho Pastoral de Pescadores ( CPP), Sindicato dos Servidores da Fazenda (SINDISEFAZ) e Museu de Arte da Bahia.

Acompanhe a OAB-BA nas redes sociais:

Nascido na Espanha, Dom Pedro Casaldáliga chegou ao Brasil em 1968. Tornou-se Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, onde vive até hoje. Dedicou a vida à luta em favor dos pobres e desvalidos, contra a opressão, a ditadura e a tortura, enfrentando latifundiários que comandavam os assassinatos de indígenas e posseiros naquela região.  A autora Ana Helena Tavares é jornalista e escritora. Entre outros livros já publicou O Problema é ter medo do medo – o que o medo da ditadura tem a dizer à democracia, obra que reúne em entrevistas uma cobertura contundente do regime militar brasileiro. Em Um Bispo Contra Todas as Cercas, Ana Helena ouviu testemunhas que viveram ou vivem com Pedro Casaldáglia e colheu narrativas reais que dão autenticidade e leveza ao texto. Além disso, o próprio personagem central da obra foi acompanhado de perto e por muito tempo por sua biógrafa, que revelou as diversas personalidades que compõe o bispo.