Notícias

[OAB-BA participa do I Encontro Virtual da Mulher Advogada do Nordeste]

OAB-BA participa do I Encontro Virtual da Mulher Advogada do Nordeste

O evento contou com as presenças de representantes de todas as seccionais da região

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, e as presidente das comissões de Proteção aos Direitos da Mulher, Renata Deiró, e da Mulher Advogada, Daniela Portugal, participaram nesta sexta-feira (8) do I Encontro Virtual da Mulher Advogada do Nordeste. O evento foi uma iniciativa da Comissão da Mulher Advogada da OAB Piauí, que contou com o apoio de todas as seccionais da região, e teve como objetivo ampliar a rede de apoio e diálogo. 

A Bahia levou para a discussão o tema A Emancipação da Mulher e seu Protagonismo na construção de uma nova Democracia. Para Daniela Portugal, é muito importante nesse momento estabelecer conexões e usar a atual situação para aproximar os elos. Além disso, é fundamental falar de democracia e pensar na luta pela igualdade como uma luta coletiva. 

"Nós vivemos um momento onde é necessário refletir sobre as conquistas que estão por vir e ter consciência da nossa finitude. Esse momento de isolamento físico, tem me feito pensar na importância de sermos uma teia coletiva e pensarmos nas gerações que estão por vir", disse. 

De acordo com Renata Deiró, para que a Democracia seja de fato representativa é necessário que as mulheres e as mulheres negras participem do processo político. Ela ressaltou que em uma sociedade patriarcal devemos partir da premissa que as mulheres não são educadas para a vida pública. 

"Sem as mulheres na política, democracia fica capenga, não reflete a sociedade e sem as mulheres negras essa falta de representatividade é ainda maior. Precisamos ter consciência que a participação da mulher na vida pública é uma questão de sobrevivência, porque os homens não levam as nossas pautas para o debate político e, quando levam, é sob uma perspectiva masculina", afirmou.

Apoio dos presidentes
A abertura do encontro contou com a participação da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, que ressaltou o apoio dos presidentes das seccionais da região Nordeste para o avanço da pauta das mulheres. "O trabalho está sendo possível porque os presidentes apostam na pauta da mulher. Fico feliz que a gente tenha lideranças comprometidas e com capacidade de ouvir, porque nós mulheres vivemos uma realidade diferente dos homens", frisou.

Ela destacou que encontros regionais são importantes para discutir os problemas e pensar soluções sob a perspectiva local. "Esse talvez seja o grande desafio que a gente enfrenta no contexto da pandemia. Como pensar soluções para realidades que são tão diferentes".

Daniela Borges chamou atenção para o fato da violência contra a mulher, bem como contra as crianças e adolescentes, ter aumentado nesse período de quarentena. "Não podemos esquecer disso. É importante que haja um envolvimento da sociedade civil. Precisamos ter empatia pela dor do outro porque a realidade está difícil para muitas pessoas", concluiu.