Notícias

[OAB-BA realiza 1ª cerimônia de entrega de carteiras por meio digital]

OAB-BA realiza 1ª cerimônia de entrega de carteiras por meio digital

A medida se fez necessária devido a pandemia da Covid-19


Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, a Diretoria da OAB-BA realizou nesta quarta-feira (1º), pela primeira vez na sua história, uma solenidade de entrega de carteira de advogados à distância. A medida foi tomada em virtude da impossibilidade realização de eventos presenciais por conta do risco de disseminação da Covid-19.

Ao todo, 26 bacharéis em Direito ingressaram hoje nos quadros da Ordem. Apesar das particularidades da cerimônia on-line, foram cumpridos os ritos que marcam esse momento tão importante na vida dos operadores do Direito. 

O até então bacharel e agora advogado Alberto Marques Grandidier Neto fez a leitura do juramento e foi acompanhado por todos os colegas, conforme prevê o Estatuto da Advocacia, e o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, saudou os novos colegas.

Em sua fala, Fabrício agradeceu a participação de todos e destacou que essa forma não convencional de solenidade foi uma forma que a Seccional encontrou de não prejudicar os colegas que estão entrando no mercado.

“Quero agradecer a todos pela paciência e pela disponibilidade. A OAB-BA está fechada, os funcionários estão trabalhando em regime de teletrabalho e eu sei que a expectativa de todos é muito grande para ingressar na advocacia”, disse.

Fabrício Castro ressaltou ainda que a advocacia vive tempos que não são fáceis, mas que devem ser superados. “Vivemos um momento em que se exige muita coragem. Enfrentamos problemas na economia, no judiciário, mas com trabalho e união é possível superar todos os desafios. Não desistam. Temos uma profissão muito bonita”. 
 
Os jovens advogados e advogadas ainda receberão o primeiro token de certificação digital, disponibilizado pela Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB). A Caixa entrará em contato com cada advogado para ajustar a forma como os tokens serão entregues. Além disso, os advogados poderão aproveitar o período de quarentena para realizar gratuitamente os cursos da Escola Superior da Advocacia (ESA), que estão disponíveis para toda a classe.