Notícias
- Página Inicial/
- Notícias/
- Todas as notícias/
- OAB-BA realiza 1ª Maratona de Direito e Tecnologia
OAB-BA realiza 1ª Maratona de Direito e Tecnologia
O seminário está sendo transmitido gratuitamente no canal da Seccional no Youtube

Começou hoje (19), e segue até quarta-feira (21), a 1ª Maratona de Direito e Tecnologia da OAB-BA, evento realizado pela Comissão Permanente de Tecnologia e Informação da Seccional. O seminário reúne grandes nomes da área de tecnologia jurídica e está sendo transmitido gratuitamente no canal da OAB-BA no Youtube.
"Hoje é impossível tratarmos de Direito sem falar de tecnologia", afirmou o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, que destacou que o uso da tecnologia em favor do Judiciário é um bem que pode tornar a justiça mais eficiente e célere. "Nosso cuidado é capacitar as pessoas. Essa maratona é fundamental, pois temos o desafio de incluir a tecnologia na vida cotidiana do advogado", completou.
De acordo com a presidente da Comissão, Tamíride Monteiro, o objetivo da maratona é trazer temas importantes tanto para a advocacia quanto para a sociedade e assim contribuir com a capacitação da classe nesse novo contexto.
"Fizemos painéis curtos, objetivos e certeiros. A OAB-BA sempre foi uma grande incentivadora dessa área, foi a primeira Seccional do país a tornar a comissão permanente e nós fizemos questão de trazer muitos palestrantes locais porque aqui na Bahia temos pessoas capacitadas e que entendem do assunto", disse.
Responsável pela conferência de abertura, o vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, destacou que a questão mais significativa nesse momento em relação às tecnologias é a redução do tempo. "Tudo ficou mais rápido. A gente precisa estar preparado para usar as ferramentas tecnológicas e atender as demandas de uma sociedade cada vez mais rápida", alertou.
Viana chamou atenção ainda que a tecnologia no campo jurídico deve estar sempre ao lado da real finalidade da justiça, que é solucionar conflitos. "Nós somos animais conflituosos. A função social de encontrar o justo para os conflitos concretos é indispensável à nossa sociabilidade e as tecnologias têm que estar a serviço disso", concluiu.
A abertura do evento contou com as participações ainda da vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA, Emília Ribeiro, do vice-coordenador das Comissões da OAB-BA, Victor Gurgel, do presidente da Subseção do município de Itapetinga, Fabrício Moreira, da presidente da Comissão de Juizados, Vanessa Lopes, dentre outros representantes da advocacia.
Últimas notícias

Vem novidade por aí!
10/12/2025








